18 de abril de 2025
20ºC | Chuva

Geral

Como podemos evitar o disparo de casos de dengue neste ano?

09/01/2025 | 11:30 Atualização: 05/03/2025 | 14:37
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Depoimentos do povo
Foto - Fernanda Marques

"A dengue é uma questão de saúde pública. Por isso é importante que todos estejam conscientes das suas responsabilidades. Começando por manter pátios limpos e livres de entulhos, para evitar locais que possam ser os criadouros do mosquito, e se proteger, passando repelente diariamente. Também precisamos pensar coletivamente, denunciando às autoridades possíveis focos do mosquito em áreas públicas ou abandonadas. Se cada um fizer sua parte o mosquito não terá vez. "

Fernanda Marques - Teutônia

Foto - Andréia Cristina Horning

"Vejo que, para evitar os casos de dengue neste ano, assim como nos outros, é muito importante a conscientização comunitária, com campanhas educativas e a união de governos, comunidades e cada cidadão, mostrando que a ação coletiva é que vai trazer o resultado, pois existem medidas preventivas que podem ser adotadas, como eliminar os focos de larvas do mosquito, e isso começa na casa de cada pessoa. Uma fiscalização mais rígida dos órgãos públicos com seus agentes comunitários também é muito importante, sempre frisando a conscientização da população, pois a participação consciente e diária da população faria toda a diferença. "

Andréia Cristina Horning - Paverama

Foto - Ernani Mallmann

"Para evitar o aumento dos casos da dengue, precisamos ter o hábito de eliminar o ambiente de reprodução do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti), como água parada em qualquer recipiente nas casas. Além disso, usar repelentes que possam afastar o mosquito. "

Ernani Mallmann - Teutônia

Foto - Ingrid Rührwiem

"No meu entender, o cuidado para evitar a dengue está em cada um de nós. Devemos fazer nossa parte, limpando as casas, os pátios e os lixos, o poder público também deve limpar ruas e valetas e usar o produto específico para eliminar os focos. Prevenir é o melhor remédio.<br /> "

Ingrid Rührwiem - Teutônia

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.