8 de julho de 2025
14ºC | Tempo limpo

agricultura familiar

Comunidades conhecem regras do programa Operação Terra Forte

Programa tem como objetivo a recuperação socioprodutiva e ambiental de propriedades da agricultura familiar, bem como o fortalecimento da resiliência climática no meio rural

08/07/2025 | 16:10 Atualização: 08/07/2025 | 16:11
| Foto: divulgação
| Foto: divulgação

O município de Poço das Antas sedia nesta sexta-feira, 11, a reunião de divulgação do programa Operação Terra Forte. A atividade ocorre às 14h, no auditório da prefeitura. Em Teutônia, a reunião será no dia 15, terça-feira da próxima semana, às 14h, no auditório do STR, na sede da entidade, no Bairro Languiru. A organização é dos escritórios locais da Emater/RS-Ascar, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural do governo gaúcho.

O programa tem como objetivo a recuperação socioprodutiva e ambiental de propriedades da agricultura familiar, bem como o fortalecimento da resiliência climática no meio rural. Com investimento de R$ 903 milhões, o Operação Terra Forte pretende beneficiar diretamente 15 mil agricultores e pecuaristas familiares e impactar, de forma indireta, cerca de 150 mil unidades produtivas.

A iniciativa é estruturada em quatro eixos: transferência direta de recursos ao produtor, assistência técnica e extensão rural e social, qualificação de patrulhas agrícolas mecanizadas, e governança e parcerias institucionais. O programa é voltado a agricultores e pecuaristas familiares que possuam o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ativo ou Declaração de Pecuarista Familiar (DPF).

Seleção

As inscrições deverão ser feitas presencialmente, no escritório da Emater de Poço das Antas, em data a ser informada após a reunião desta sexta-feira. Para participar, é necessário apresentar documento de identificação e CAF ou DPF ativo.

Entre os critérios, estão a família residir no imóvel objeto do programa, necessidade de recuperação do solo na sua matriz produtiva, compromisso de adoção de práticas recomendadas pela assistência técnica, participação de jovens ou mulheres como protagonistas da unidade produtiva, e potencial de difusão, atividades produtivas com representação e relevância socioeconômica.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.