O Vaticano anunciou, nesta segunda-feira, 28, a data de início do Conclave, que escolherá o sucessor do Papa Francisco. Será no dia 7 de maio. A data foi definida após congregação geral de cardeais.
Como tradicionalmente ocorre, a votação terá início logo após o final da Novendiali, o período de nove dias de luto por conta do falecimento do pontífice, sepultado no fim de semana.
Nesta segunda, o Vaticano fechou a Capela Sistina para a visitação do público e passará a preparar o local para receber o Conclave. Uma das principais tarefas de preparação da capela é a instalação da chaminé, onde as cédulas serão queimadas após a votação.
Durante os dias da votação, os cardeais eleitores ficam isolados, sem qualquer contato com o mundo externo, em uma área conhecida como “zona de Conclave”. Eles também fazem um juramento de segredo absoluto sobre o processo.
Ao todo, o Conclave reunirá 135 cardeais com menos de 80 anos, ou seja, aptos a participar da votação. Sete deles são brasileiros. As eleições de Francisco, em 2013, e Bento XVI, em 2005, foram definidas em somente dois dias.