15 de maio de 2025
18ºC | Tempo limpo

Boa Vista do Sul

Conferência aborda saúde do trabalhador como direito humano

Objetivo do encontro foi definir propostas, diretrizes e prioridades para a elaboração do Plano Municipal de Saúde

15/05/2025 | 13:40
| Foto: divulgação
| Foto: divulgação

Discutir a saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito humano foi o tema central da 8ª Conferência Municipal de Saúde do município. O evento ocorreu nessa terça-feira, 13, no Centro de Eventos Municipal, reunindo aproximadamente 40 pessoas. 

A prefeita, Patrícia Lúcia Bagatini (PSD), participou da atividade e agradeceu a todos os agentes que trabalham para aprimorar o tema da saúde no município. O palestrante foi Elton Mateus Vaz Lima, de Carlos Barbosa. Ele presta serviços de consultoria e assessoria para os programas de informática da área da saúde.

De acordo com a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Adriana Texeira, o principal objetivo do encontro foi definir propostas, diretrizes e prioridades para a elaboração do Plano Municipal de Saúde. Dentre elas, estão: otimizar a marcação e o agendamento de consultas; manter em condições adequadas a estrutura física da Unidade Básica de Saúde, localizada na sede do município; reformar o prédio da Secretaria de Saúde, na Rua São Francisco Xavier; ampliar os procedimentos por convênios com os hospitais de Garibaldi, Farroupilha e outras cidades; ampliar as especialidades médicas e cirúrgicas; manter e ampliar os atendimentos em fisioterapia, psicologia, nutrição e fonoaudiologia; criar um programa de integração, esporte e saúde voltado à terceira idade; implementar projetos e programas de saúde pública que atendam todos os cidadãos, implantando novos programas de prevenção e de atendimento prioritário; prosseguir com a disponibilização de medicamentos da farmácia básica para todos os munícipes; criar o programa “Saúde ao seu lado”, garantindo que os atendimentos sejam feitos mais próximos da população e de suas reais necessidades; assegurar o transporte dos pacientes, garantindo o acesso ao tratamento necessário; melhorar e ampliar os procedimentos e atendimentos odontológicos; criar o programa “Saúde na escola”, voltado à rede pública escolar.

A conferência foi coordenada pela equipe da Secretaria de Saúde e Assistência Social, com apoio do Conselho Municipal de Saúde, que é composto por Soraia Letícia de Castro Baseggio, Silvia Rejane Grassiani, Milena de Souza Machado, Cristiane Cecin, Umbelina Parmigiani Sabadini, Leonora Veronese, Alana Deconti e Kaiane Caroline Ahlert Docena.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.