Educadores, gestores escolares, representantes da comunidade e autoridades municipais participaram, no dia 24, da 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que teve como tema central: “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”.
O evento, realizado no auditório da Prefeitura Municipal de Paverama, contou com a presença da representante da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (3ª CRE), Janaína Costa, que é agente de governança regional da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ). Ela explanou sobre o tema e os direitos legais na escola. Através de um momento de escuta e conversa, a agente abordou as atividades possíveis de serem realizadas nas escolas, que trabalham as datas comemorativas de forma mais ampla e contextualizada, evitando a superficialidade e o foco exclusivo no dia da celebração. A palestrante explicou que o objetivo é promover um aprendizado significativo, que vá além de atividades pontuais e resgate o significado histórico, cultural e social da data.
A conferência, que foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação, faz parte da preparação para a etapa estadual da Conferência Nacional de Educação (Conapir 2025) e teve como objetivo promover o diálogo sobre iniciativas que promovam o respeito às diferenças e garantam os direitos de todos.
A secretária de Educação de Paverama, Cristiane Azevedo, detalha que o evento se deu como espaço aberto de diálogo para discutir políticas que garantam igualdade de acesso e permanência na escola para todos os alunos. “Foram debatidas ideias e construídas propostas para promover mais igualdade, respeito e inclusão no município. Também foram criados grupos de trabalho para debater proposições referentes à prevenção, acolhimento e atendimento, respostas às situações de racismo e ações em relação à comunidade escolar”.
Após a discussão, foi elaborado um documento com propostas para inclusão no Plano Municipal de Educação. Também foram eleitos os delegados que representarão o município, de 31 de julho a 1º de agosto, em Porto Alegre, na 5ª Coepir. Foram eleitos por unanimidade: Anderson Zimmermann, representante da população indígena, e Carlie Denise Gonçalves Ribeiro Schünemann, representando a população como mulher negra.