5 de julho de 2025
13ºC | Tempo nublado

WESTFÁLIA

Conferência resgata trajetória e valoriza trabalho da Assistência Social

Evento ocorreu na tarde desta terça-feira, 17, no Salão da OASE

17/06/2025 | 17:30 Atualização: 17/06/2025 | 17:30
Foto: divulgação
Foto: divulgação

As palavras acolhimento e respeito receberam destaque na XI Conferência Municipal de Assistência Social de Westfália. O evento ocorreu na tarde desta terça-feira, 17, no Salão da OASE e reuniu conselheiros municipais setoriais, agentes de saúde, secretários municipais, servidores públicos, usuários dos serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e munícipes.

Organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social, o encontro teve como tema central “20 anos do SUAS (Sistema Único de Assistência Social): Construção, Proteção Social e Resistência”. A programação também contou com exposição de registros da Assistência Social de Westfália, com fotos e recortes de jornais, num resgate histórico do trabalho que vem sendo realizado, como a evolução de infraestrutura e equipe de profissionais. A trajetória bem como atualizações de legislação foram pauta de apresentação da neuropsicopedagoga Fabiana Christ e da servidora da Assistência Social, Daniela Hollmann. “O CRAS é uma porta aberta para toda comunidade”, disseram.

Eliana Becker, da Mediari Assessoria e Gestão Social, promoveu reflexão sobre os cinco eixos da Assistência Social. “É um trabalho de amparo e suporte. Pessoas precisam de pessoas para um abraço, para uma conversa. Esse acolhimento é saber que temos com quem contar. O principal objetivo da Assistência Social é melhorar a qualidade de vida da população. Até por isso o setor está diretamente vinculado à Secretaria da Saúde.”

Nesse contexto, ela elencou algumas novas demandas para o setor relacionadas às emergências e situações de calamidade pública (pandemia, enchentes, seca e granizo), aumento da violência de gênero e envelhecimento da população (necessidade de institucionalização de idosos).

Ao fim do evento,foram definidos os delegados que representarão Westfália na 16ª Conferência Estadual de Assistência Social do RS, de 7 a 9 de outubro, em Porto Alegre. Foram eleitos como representantes da sociedade civil, titular Raquel Pozzebon Feldmann e suplente Mara Leuchtenberger; e representantes governamentais, titular Jarlisa Cristina Lutterbeck Trapp e suplente Fabiane Lettnin.

Jarlisa, que também é presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, agradeceu a dedicação e compromisso de todos no atendimento à população. “A Conferência nos possibilitou fortalecer e discutir em conjunto o trabalho realizado. Foi uma tarde de troca de experiências, aprendizado e construção de propostas.”

A secretária de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social, Helena Maria Schneider, falou sobre as atribuições da Assistência Social. “Essa estrutura dá sua importante contribuição na solução de problemas na sociedade.”

A vice-prefeita Simone Tischer Landmeier reafirmou a importância do trabalho. “A Assistência Social atende diretamente as necessidades das pessoas, assuntos delicados e sensíveis. É uma ferramenta muito importante pela qualidade de vida da comunidade”, enalteceu.

O prefeito César Juliano Bloemker ressalta que eventos como a Conferência oportunizam “diálogo e fortalecimento das políticas públicas em Westfália”.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.