10 de abril de 2025
19ºC | Chuvas esparsas

EMERGÊNCIA CLIMÁTICA

Confirmados os palestrantes da 1º Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente do Vale do Taquari

Evento ocorre no próximo dia 12 de fevereiro, a partir das 8h, na Univates, em Lajeado

03/02/2025 | 13:35 Atualização: 03/02/2025 | 14:05
Cátia Viviane Gonçalves, Marlon de Castro Vasconcelos, Priscila Mariani e Gilson Becker são os nomes confirmados | DIVULGAÇÃO
Cátia Viviane Gonçalves, Marlon de Castro Vasconcelos, Priscila Mariani e Gilson Becker são os nomes confirmados | DIVULGAÇÃO

Estão confirmados os palestrantes da 1° Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente do Vale do Taquari (CIMA). O evento, promovido pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), será no dia 12 de fevereiro, no Auditório do Prédio 11 da Univates, em Lajeado, a partir das 8h. É uma das etapas da 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, com a temática principal “Emergência Climática: os desafios da transformação ecológica”, tendo como objetivo a elaboração de ações para mitigação do impacto das mudanças do clima.

As palestras ocorrem na parte da manhã. Às 9h a diretora de Biodiversidade da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Cátia Viviane Gonçalves, vai falar sobre “Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres”.  Cátia é bióloga, mestre em ecologia e professora universitária. Às 10h15min a palestra será do doutor em Ecologia Marlon de Castro Vasconcelos, professor adjunto da UERGS. Ele abordará o tema “Efeitos ecossistêmicos das mudanças climáticas”.

A terceira palestra da manhã será sobre “Justiça Climática”, tema que será abordado por Priscila Mariani, doutora em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, professora, pesquisadora e coordenadora do curso de Agronomia da Unisc. Encerrando a programação da manhã, o presidente do Cisvale e prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, ministrará a palestra do eixo “Governança e Educação Ambiental”.

A programação da Conferência segue à tarde, com discussão dos temas em grupos de trabalho e definição das prioridades regionais que serão levadas à etapa estadual, que ocorre em 15 de março. Também serão eleitos os delegados regionais.

O evento é aberto a toda a comunidade, com 16 anos ou mais. As inscrições e a programação completa do evento podem ser conferidas na página oficial da conferência no portal Brasil Participativo.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.