19 de julho de 2025
15ºC | Tempo limpo

TALENTOS LOCAIS

Curta-metragem “Gambá” representa microrregião no Festival de Cinema de Gramado

Conduzida pelo diretor Maciel Fischer, obra apresenta protagonistas infantis estreantes e foi gravado no interior teutoniense

Por: Marcel Lovato

17/07/2025 | 09:32 Atualização: 17/07/2025 | 14:18
Protagonistas mirins, Vitor Hugo e Emanuelli em cena. Dupla faz a estreia na sétima arte. Foto: Takeo Ito/Divulgação
Protagonistas mirins, Vitor Hugo e Emanuelli em cena. Dupla faz a estreia na sétima arte. Foto: Takeo Ito/Divulgação

As paisagens, o talento e a qualidade audiovisual teutonienses estarão em evidência no 53º Festival de Cinema de Gramado. Produzido pelo diretor, produtor e roteirista Maciel Fischer, o curta-metragem “Gambá” é uma das 18 obras selecionadas para o Prêmio Assembleia Legislativa, conhecido também como “Gauchão”. O Vale do Taquari também será representado por “Estudos Sobre a Vida em Rede”, da lajeadense Tuane Eggers.

Fundador da Viravento Filmes, Maciel (38) é formado em Cinema e Animação pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) desde 2016. Todavia, sua carreira começou anos antes, com a produção de outros curtas que foram selecionados e premiados em festivais no Brasil e no exterior. Entre eles, “A Vida da Morte” (2011), “Fio da Navalha” (2013) , “Entre Nós” (2015) e “Sprayssionismo” (2016).

Diretor Maciel Fischer retornou ao set após quase dez anos. Foto: Arquivo Pessoal

Desta forma, “Gambá” marca o retorno do profissional. “Depois de quase dez anos desde meu último filme e graças às leis de incentivo, em específico, a Lei Paulo Gustavo, pude retornar ao set de filmagem e realizar o curta”, destaca.

Nesse período, o foco foi direcionado para vídeos comerciais e institucionais. Também será a volta de Maciel ao Festival de Cinema, do qual vai participar pela terceira vez. As demais foram em 2011 e 2015. Para o diretor, este regresso significa, além da satisfação, um reconhecimento ao trabalho.

O curta

As gravações ocorreram durante quatro dias entre outubro e novembro de 2024. Inicialmente, a previsão era em maio. Porém, locais foram inundados e integrantes ficaram ilhados em função da enchente. ”É um filme realizado em Teutônia, acredito que seja o primeiro, e para a construção desse universo, buscamos locações que privilegiassem as belezas naturais do nosso entorno e que colaborassem na construção da atmosfera fílmica”, acrescenta Maciel.

As principais, portanto, estão no interior, juntamente com alguns pontos turísticos, como a Lagoa da Harmonia. Também foram rodadas algumas cenas na Figueira Centenária, em Venâncio Aires. Um dos atrativos do filme é a estreia da dupla de protagonistas mirins.

Vitor Hugo da Silva e Emanuelli Brandão foram escolhidos depois de testes realizados com 113 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental 24 de Maio, no Bairro Canabarro, em dezembro de 2023. Nos meses seguintes, encontros semanais e atividades de integração foram realizados para criar a sinergia necessária entre os atores, pois um dos temas trabalhados no filme é a amizade.

“Foi um processo bastante desafiador tanto para mim, enquanto diretor, quanto para o Vitor e a Manu, mas valeu a pena. As crianças entregaram a naturalidade e a maturidade em cena”, exalta o diretor. Com duração de pouco mais de 15 minutos, o curta apresenta a seguinte sinopse: “João embarca em uma jornada floresta adentro, mas não imagina que a estrada vai muito além do que vê”

De acordo com a programação do Festival de Cinema, “Gambá” será o oitavo exibido na tarde de 16 de agosto, no Palácio dos Festivais, quando ocorre a mostra competitiva do Prêmio Assembleia Legislativa. As obras vão ser apresentadas a partir das 13h .

Após, a ideia de Maciel é seguir com a distribuição para ampliar o alcance. A apresentação na Serra Gaúcha, igualmente, serve de estímulo para novas produções na região. Atualmente, o profissional trabalha no desenvolvimento de roteiros e parcerias que deverão viabilizar futuras obras audiovisuais.

Pré-estreia em Teutônia

O público local terá a oportunidade de conferir em primeira mão o curta. Será na manhã desta sexta-feira, 18, no Auditório do Colégio Teutônia, a partir das 10h30min. Além da exibição, haverá um bate-papo com Fischer.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.