14 de janeiro de 2026
24ºC | Parcialmente nublado

PROJEÇÕES PARA 2026

De festas regionais aos desafios de mobilidade e cenário eleitoral

Na microrregião, Teutônia e Westfália preparam grandes feiras multissetoriais. Expectativas para o ano incluem avanço da concessão das rodovias do Bloco 2 e obras de infraestrutura. Em nível nacional, eleições já mobilizam bastidores da política

Por: Marcel Lovato

10/01/2026 | 08:00
Festa de Maio em 2026 será em dois fins de semana para marcar os 45 anos de emancipação político-administrativa 
de Teutônia. Fotos: divulgação
Festa de Maio em 2026 será em dois fins de semana para marcar os 45 anos de emancipação político-administrativa de Teutônia. Fotos: divulgação

Festas que prometem exaltar as potencialidades da região, leilão das rodovias que integram o Bloco 2, Copa do Mundo e eleições. Estes são apenas alguns dos temas que deverão conduzir o 2026 e alicerçam as perspectivas em diferentes âmbitos. Um ano cujo início já se destaca por situações alarmantes como a série de afogamentos e mortes violentas no trânsito.

Em Teutônia, as atenções estarão voltadas, principalmente, para a Festa de Maio, que vai ocorrer entre os dias 14 a 17 e 22 a 24, no Centro Administrativo, com promoção da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e prefeitura. Além de celebrar os 45 anos de emancipação político-administrativa, o evento multissetorial será realizado, pela primeira vez, em dois fins de semana. Esta edição também terá recursos direcionados para o projeto da UTI do Hospital Ouro Branco.

De acordo com o prefeito em exercício, Evandro Biondo, o ano deve ser marcado por avanços importantes em áreas essenciais. Na educação, estão previstas novas salas de aula, a implantação de uma escola no Bairro Canabarro e a ampliação da EMEI Meu Cantinho, criando mais de mil vagas.

Com o tema “Onde o passado abraça o futuro”, a “Westfália em Festa – 30 anos” terá feiras comercial, industrial e agropecuária, atrações culturais, gastronomia típica, artesanato, agroindústria familiar, shows, entre outras atrações. Como o título sugere, o evento irá celebrar as três décadas de emancipação do município de 3,2 mil habitantes entre 19 e 22 de março. Assim como em Teutônia, a adesão empresarial tem sido alta.

Segundo o prefeito César Juliano Bloemker, os diversos meses de preparação são fundamentais para oferecer um evento à altura para a comunidade regional. O gestor define, ainda, que será um “capítulo inesquecível da história westfaliana”, quando serão celebrados os avanços econômicos e sociais em áreas como educação e agricultura, bem como divulgados os atributos turísticos e culturais por meio das tradições germânicas.

Em março, Westfália completa 30 anos com programação diversificada no Parque de Eventos

Nos demais municípios da microrregião, os calendários preveem as tradicionais celebrações de aniversários, bailes de comunidades e encontros religiosos. Algumas administrações, como Poço das Antas, Imigrante e Fazenda Vilanova, já disponibilizaram os cronogramas das atividades em seus canais oficiais.

Entre os demais eventos do Vale do Taquari e arredores, destaques para a Expovale + Construmóbil, que será realizada em novembro, no Parque do Imigrante, em Lajeado; uma série de atividades alusivas aos 150 anos de Estrela; Suinofest, em Encantado, agora anual; Festa da Pitaya, no município de Sério; e Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), de Venâncio Aires.

Copa do Mundo

A partir de 11 de junho, torcedores de todas as nações vão acompanhar a Copa do Mundo. Realizada nos EUA, Canadá e México, a 23ª edição do torneio será a maior da história, com a participação de 48 seleções divididas em 12 grupos. Serão 104 confrontos.

Única pentacampeã e a participar de todas as edições, a Seleção Brasileira está no grupo C com Marrocos, Escócia e Haiti. A estreia será contra a equipe africana no dia 13 de junho, às 19h. Depois, no dia 19, às 22h, enfrenta o Haiti. No dia 24, novamente às 19h, fecha a participação na primeira fase contra a Escócia. Portanto, as três disputas serão noturnas.

Tabuleiro eleitoral

A menos de nove meses da ida às urnas, o cenário eleitoral já conta com alguns traços desenhados, sobretudo na corrida ao Piratini. Afinal, seis pré-candidatos, por enquanto, disputam a sucessão de Eduardo Leite (PSD). São eles: Gabriel Souza (MDB), Tenente-Coronel Zucco (PL), Edegar Pretto (PT), Juliana Brizola (PDT), Marcelo Maranata (PSDB) e Evandro Augusto (Missão). O Progressistas anunciou que definirá seu futuro no pleito no dia 20 de janeiro.

Duas cadeiras para o Senado estarão em disputa. Até o momento, figuram os nomes de Leite, Marcel Van Hattem (Novo), Manuela D’Ávila (Psol), Sanderson (PL) e Paulo Pimenta (PT). As primeiras pesquisas de intenção de votos, divulgadas por diferentes institutos, sugerem um confronto entre os dois primeiros.

Novamente, eleger representantes é um dos temas debatidos no Vale do Taquari. Até agora, a região conta com três pré-candidatos. Para a Assembleia, dois emedebistas tendem a disputar a atenção do eleitor: o empresário Roberto Lucchese e o prefeito de Muçum, Mateus Trojan. Já Carlos Ranzi, também do partido, mira a Câmara dos Deputados. Os demais nomes ventilados são os de Maneco Hassen (PT), Marcelo Caumo e Carlos Rafael Mallmann, ambos do União Brasil.

Para a presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), embora cotados, deverão decidir sobre as candidaturas apenas em março. Por outro lado, os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), assim como o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) confirmaram participação no pleito. Este foi indicado pelo pai e ex-presidente Jair Bolsonaro. O PSD anunciou que poderá lançar um candidato, caso Tarcísio desista de concorrer. Os brasileiros votarão no dia 4 de outubro e, se preciso, voltarão no dia 25.

Perspectivas econômicas e pautas regionais

Conforme a economista e presidente do Codevat, Cintia Agostini, a expectativa é de um crescimento econômico menor do ponto de vista nacional, entre 1,8 e 2%, na comparação com o ano passado. Já o Rio Grande do Sul apresenta uma perspectiva mais favorável, com projeções de crescimento entre 2,7% e 3%, acima da média brasileira, impulsionado, principalmente, pela recuperação gradual do agronegócio.

Cintia ressalta que o ano será dividido em dois momentos distintos, uma vez que diversas iniciativas e movimentações econômicas vão ocorrer no primeiro semestre. Já na segunda metade, o processo eleitoral tende a desviar as atenções e mobilizar o debate. “Esse ambiente marcado, sobretudo, pela polarização, costuma prejudicar a tomada de decisões, especialmente investimentos. A incerteza sobre os rumos futuros leva empresários e investidores a adotar uma postura mais cautelosa”, analisa.

A qualificação profissional deve ser uma prioridade estratégica, tanto para suprir a demanda existente quanto para elevar a produtividade e a rentabilidade das atividades econômicas. Trata-se de um desafio estrutural que envolve toda a sociedade. “O esforço deve unir empresas, poder público e instituições de ensino, de modo a alinhar as competências dos trabalhadores às necessidades reais do mercado e garantir maior competitividade à economia regional e estadual”, complementa Cintia.

Em relação ao Vale, a economista enfatiza a previsão de término das obras de duplicação da BR-386 entre Lajeado e Estrela e a expectativa de avanço na construção da Ponte dos Vales, entre Estrela e Cruzeiro do Sul. Sobre a proposta de concessão do Bloco 2, cujo leilão está marcado para março e é alvo de CPI na Assembleia, ela entende que é necessário aprofundar a vigilância e esgotar o debate.
Acerca do turismo, Cintia enfatiza que se trata de uma grande oportunidade para o desenvolvimento regional, desde que haja uma gestão qualificada de toda a cadeia produtiva.

De modo geral, as discussões tendem a ocorrer, inicialmente, no âmbito institucional; e depois contornos eleitorais. Nesse contexto, surge o desafio de como o Vale deve se preparar para pautar os candidatos, definir prioridades regionais e influenciar campanhas alinhadas às necessidades locais.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.