Desde dezembro de 2025, a atleta teutoniense Vallentina Biondo Röhsig integra a equipe do Minas Tênis Clube (MTC), de Belo Horizonte (MG). “Vallen”, como é conhecida a jovem que atua como ponteira/oposta no voleibol, já coleciona importantes participações e conquistas nas seleções gaúcha e brasileira de base. Com apenas 16 anos, ela está atuando no grupo principal do MTC, em virtude do talento demonstrado e também pela necessidade da equipe. Graças a isso, está vivendo uma rotina de alto rendimento ao lado de algumas das maiores atletas do país.
Como está a adaptação a Minas Gerais e, especificamente, ao Minas Tênis Clube?
Vallentina Biondo Röhsig – Já estou bem adaptada a tudo aqui. Claro que há algumas coisas que ainda não conheci ou não experimentei, mas está tudo indo muito bem.
É muito diferente a cultura local em comparação a Teutônia?
Vallen – Sim. Aqui, por mais que não seja uma capital tão grande, é uma cidade bem maior do que Teutônia, o movimento é maior, tem que ter muito mais cuidado, apesar de ser muito tranquilo. Culturalmente falando, é bem diferente sim. Vejo um povo mais tranquilo, fazem tudo com mais calma do que no Sul. Isso me chamou muita atenção.
Como está a preparação para os estudos?
Vallen – Estou me preparando para a volta às aulas, a partir de 5 de fevereiro. Eu e minha família optamos por estudar on-line, no Colégio Saber, de Curitiba, devido aos treinos com a equipe adulta, na parte da manhã, e às viagens ao longo do ano. Além disso, por se tratar de uma escola especializada em atletas, é tudo muito mais viável.
Depois de ter jogado já com a equipe principal, qual a expectativa que tens para 2026?
Vallen – Eu faço parte do elenco principal do MTC até o final dessa temporada, o que está sendo um privilégio absurdo para mim. Sou muito grata por isso. Porém, quando a temporada acabar, vou integrar as equipes Sub-19 e Sub-21. Mesmo assim, minhas expectativas para 2026 são as melhores. Vou trabalhar e me dedicar muito, independente da categoria na qual vou participar. Quem sabe, consigo colaborar na campanha para conquistar a Copa Brasil e a Superliga A? Não seria nada mal, né?
Quais as competições que a equipe vai jogar em 2026?
Vallen – A temporada da base acabou de iniciar, então não sei exatamente quais os campeonatos que vamos jogar. Têm as competições pela federação e Campeonato Brasileiro Interclubes dos quais vamos participar. Há ainda, pelo adulto, a Copa do Brasil e a Superliga A. E, claro, minha expectativa pessoal, de voltar a ser convocada e integrar as seleções gaúcha e brasileira nos campeonatos nacionais e internacionais.
Qual a mensagem para quem sonha em ser atleta de alto nível no voleibol?
Vallen – Não podemos desistir. Vai haver momentos de fraqueza, de instabilidade e insegurança, mas devemos botar nosso sonho na balança e ver que ele é muito maior do que qualquer medo. Além disso, devemos ser gratos sempre, por tudo. Eu agradeço à minha família, que sempre me apoia em tudo, e a todos os técnicos e às oportunidades que já passaram por minha vida. E que venham muitas mais!