5 de julho de 2025
17ºC | Tempo nublado

FÉ LUTERANA

Dia Sinodal reúne mais de mil fiéis em Teutônia

Encontro foi o primeiro desde 2019. Pausa ocorreu devido à pandemia e as enchentes dos últimos anos

08/06/2025 | 20:45
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Neste domingo, 8, ocorreu o 11º Dia Sinodal da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Em Teutônia, o encontro reuniu mais de mil pessoas na sede da Associação de Funcionários da Cooperativa Langiru.

A celebração contou com santa ceia, almoço, homenagem para os ministros e ministras, apresentação da Orquestra Henrique Uebel com a dupla de sertanejos Ego e Serginho, além da apresentação da Campanha Vai e Vem e atividade especial para as crianças.

Para além do encontro dos fiéis, o dia serviu para celebrar o triunfo ante as crises enfrentadas nos últimos anos. O tema de 2025, inclusive, foi “A presença generosa de Deus no Vale”, refletindo a importância da reorganização da região.

O Pastor Sinodal, Luis Henrique Sievers, destacou a emoção do reencontro. “Não tínhamos ideia de quantas pessoas participariam, especialmente depois de tantos desafios. Ficamos surpresos e emocionados com a resposta. Desejamos que as pessoas tenham ido embora fortalecidas, levando seu testemunho de fé. Isso é essencial, porque são sinais vivos do Reino de Deus neste mundo”.

O segundo vice-presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Mauro de Souza, foi o responsável pela pregação do dia. Ele usou como base a carta do apóstolo Paulo aos Romanos que fala sobre a herança de Deus pela fé. “Somos filhos e filhas, não mais escravos. Isso significa que herdamos tudo aquilo que Deus preparou para nós. Mesmo com toda a dor provocada pelas enchentes, este povo decidiu persistir. E estamos aqui para agradecer, para chorar as perdas, mas também para afirmar que somos herdeiros de Deus e por isso seguimos em frente”, destaca.

O Sínodo regional se constitui com 15 paróquias e 59 comunidades, abrangendo 20 cidades do Vale do Taquari. O evento coincide com a celebração do dia de Pentecostes, quando, segundo a Bíblia, ocorreu a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus enquanto eles estavam em Jerusalém.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.