A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Leopoldo Klepker, no Bairro Alesgut, recebeu na última quarta-feira,1º, a segunda etapa da Semana da Escuta das Adolescências, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que promove espaços de diálogo entre estudantes e gestores escolares.
O encontro teve como foco ouvir os adolescentes e reconhecer seu papel na construção de uma escola mais próxima de suas realidades e expectativas. Por meio de rodas de conversa, dinâmicas de grupo e atividades interativas, os jovens compartilharam ideias, preocupações e sugestões para o ambiente educacional.
Segundo a diretora da escola, Evanete Horst, a participação dos estudantes foi marcada por envolvimento e seriedade. “A energia e a responsabilidade demonstradas mostram o quanto eles desejam ser ouvidos e contribuir ativamente para a melhoria da escola. Essa é a essência de uma educação transformadora: a escuta ativa e o diálogo constante”, destaca.
O projeto, de alcance nacional, busca incentivar a participação estudantil e incorporar suas percepções ao planejamento de políticas públicas. Para o vice-prefeito e secretário de Educação, Evandro Biondo, as contribuições dos alunos serão analisadas e consideradas na gestão escolar. “As ideias colhidas são um valioso insumo. Vamos trabalhar para implementar mudanças sempre que possível, tornando nossas escolas cada vez mais dos e para os estudantes”, conclui.