5 de julho de 2025
14ºC | Tempo nublado

POÇO DAS ANTAS

Empresa de produtos nutracêuticos inicia tratativas para exportar ao México

Instalada há cerca de um ano e meio no município, a AlanCord Aditivos Suplementares Nutracêuticos realiza pesquisas e desenvolve produtos para diversos tipos de animais

06/02/2025 | 16:18
Cordovês esteve no México para falar a pesquisadores sobre os nutracêuticos para animais produzidos em Poço das Antas | DIVULGAÇÃO
Cordovês esteve no México para falar a pesquisadores sobre os nutracêuticos para animais produzidos em Poço das Antas | DIVULGAÇÃO

O médico veterinário cubano Carlos Octávio Cordovês Cespedes, um dos proprietários da empresa AlanCord Aditivos Suplementares Nutracêuticos, instalada há cerca de um ano e meio em Poço das Antas, esteve no México, no mês de novembro.

Cordovês, que possui doutorado na Rússia, foi convidado a realizar uma palestra interativa para dois órgãos locais especializados de pesquisas que desenvolvem antiparasitários e antibactericidas: o Centro Nacional de Referência em Parasitologia Animal e Tecnologia Analítica (Cenapa) e o Instituto Nacional de Investigações Agropecuárias (Inifap).

“Expliquei aos pesquisadores o que estamos fazendo aqui em Poço das Antas, em termos de pesquisas e desenvolvimento de produtos nutracêuticos para diversos tipos de animais. O resultado foi maravilhoso. Será encaminhado um projeto para que o Conselho Nacional de Pesquisas do México autorize os centros de pesquisas de lá a produzirem, ou adquirirem, os produtos que criamos aqui”, detalha.

O pesquisador destaca que os nutracêuticos são relativamente novos, da década de 2000, surgidos nos EUA. A partir deles, desde 2004, muitos animais obtiveram melhora no incremento do balanço nutricional, gerando, consequentemente, melhora em parâmetros produtivos e alguns indicadores de saúde. Através dos seus estudos, o veterinário desenvolveu o termo complexo nutracêutico, reunindo antiparisitários, antioxidantes, bactericidas, virucidas e regenerativos para bovinos de leite e corte, além de aves, que não geram reações adversas. Os produtos visam o bem-estar dos animais, utilizando nutrientes e bioativos que auxiliam a combater carrapatos, moscas, bactérias, fungos, parasitas internos e outros ectoparasitas causados pelo uso frequente de antibióticos e quimioterapêuticos sintéticos.

Recentemente, o prefeito Glicério Ivo Junges (MDB) e o secretário de Administração, Indústria e Comércio, Romeu Forneck, foram conhecer a empresa. Instalada no prédio que antigamente era o pavilhão de máquinas da prefeitura, a AlanCord, pela natureza de seu trabalho, que envolve pesquisas e desenvolvimento de produtos que necessitam ambiente altamente esterilizado, não é comumente aberta a visitações. “Nosso trabalho não é como um supermercado, ou uma farmácia, que atende o público. Pelo contrário, aqui ninguém pode entrar, para não contaminar, pois é uma empresa de produção científica. Porém, Poço das Antas pode ficar bastante orgulhosa, pois possui produtos desenvolvidos aqui, registrados e patenteados, e que, em breve, deverão chegar ao mercado internacional”, prevê Cordovês.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.