Natural de Linha Catarina, Silma Lang Marques tem uma forte representatividade na terceira idade em Teutônia e na região. Aos 89 anos, com muita vitalidade e energia, acumula diversos títulos, como o de soberana da terceira idade do município (2016), princesa regional do Vale do Taquari, Rio Pardo e Serra (2017) Rainha do Musical Monte Azul (2018) e madrinha de todos os grupos da terceira idade de Teutônia (2019), título que segue ostentando até hoje.
Paciente com câncer de mama desde 2018, ficou curada após a primeira recidiva da doença, em 2021, e é chamada pela médica que monitora sua saúde de “vitoriosa”.
Como iniciou seu envolvimento com os grupos da terceira idade de Teutônia?
Silma Lang Marques – Vivi muitos anos em Porto Alegre. Me casei em 1965, com um policial civil. Retornamos para morar em definitivo em Boa Vista, Teutônia, no ano 2000.
Comecei a participar e me associei aos grupos Blumenstrauss e Sorriso. Meu marido faleceu em 2013 e, desde então, fui intensificando, gradualmente, a minha presença nas entidades. Hoje, participo dos 15 grupos da terceira idade de Teutônia – dois quais 12 seguem ativos, além de integrar a diretoria da Oase de Boa Vista.
Como é a sua agenda atualmente?
Silma – Praticamente todos os dias tenho alguma atividade, seja em Teutônia, ou em municípios vizinhos. Participo de todas as reuniões, encontros, bailes e contribuo com os grupos, patrocinando o conjunto para um baile, em forma de rodízio, a cada ano. Como hoje, eu e meu irmão, que mora comigo, somos sócios de todos os grupos, minha agenda é bastante concorrida.
Como surgiu sua ligação com o Musical Monte Azul, de Nova Petrópolis?
Silma – Começou quando fiz minha festa de 80 anos, para 500 pessoas, e contratei o grupo. Daí fomos nos conhecendo, eu fui participando das promoções onde eles tocavam. Hoje existem 64 Fã Clubes do grupo, em diversas cidades do Rio Grande do Sul, e Teutônia é o maior deles. Há seis anos, fui escolhida a rainha do grupo. Em 14 de dezembro de 2024, recebi a faixa de eterna rainha do Musical Monte Azul.
O grupo sempre realizava o concurso Garota Monte Azul no município de Presidente Lucena. Como sempre íamos, se não fosse Teutônia, os bailes seriam fracos. Então, estimulamos eles a realizar este baile aqui, no nosso município. Agora, no dia 23 de agosto de 2025, um sábado à noite, a escolha do Casal Monte Azul será em Linha Germano.
Sou a responsável por controlar a venda de 3 mil números – que valem como ingresso – na região e no RS. Será um grande baile, com transmissão das rádios Germânia FM e Imperial FM. Fazemos isso para promover o município de Teutônia e vamos visitar inclusive o prefeito e os vereadores para convidá-los para este grande evento.
Quais são os planos para o futuro?
Silma – Em 23 de janeiro de 2026, uma quinta-feira à noite, vou fazer a festa de aniversário dos meus 90 anos, em Linha Germano, claro, com a animação do Musical Monte Azul.
Como a senhora se sente podendo participar e contribuir com os grupos?
Silma – Me dá uma alegria imensa participar da terceira idade. A pessoa tem que poder contribuir, mesmo com idade avançada, pois, do contrário, não tem graça. Me sinto muito feliz e muito grata a Deus por me conceder saúde. Espero ainda ter saúde por mais tempo, porque do restante eu corro atrás.
Participo ativamente, não perco nada. Leio os jornais e tenho conhecimento dos assuntos do município e da região. Acredito que uma pessoa da terceira idade tem que saber tanto quanto as jovens rainhas do município.
Em 2016, aos 81 anos, quando me candidatei a soberana da melhor idade, eu tinha certeza de que iria ganhar, e ganhei. Estudei tudo sobre o município, imigração alemã e demais assuntos. Quando me apresentei ao júri, comecei a falar e, no final, eles não tinham mais perguntas, pois eu já tinha falado tudo.