6 de setembro de 2025
10ºC | Tempo nublado

LIGAÇÃO COM A REGIÃO ALTA

Estado assina ordem de início das obras na ERS-129

Trecho liga os municípios de Estrela, Colinas e Roca Sales. Anúncios do governador Eduardo Leite contemplaram outras duas rodovias do Vale do Taquari. Por outro lado, ERS-419 e VRS-835 ficaram de fora

04/09/2025 | 09:54
Foto:  Maurício Tonetto/Secom/Divulgação
Foto: Maurício Tonetto/Secom/Divulgação

Uma das principais ligações entre as regiões baixa e alta do Vale do Taquari,  e que cuja importância logística ficou ainda mais evidente após a enchente do ano passado,  deve, enfim, ser recuperada.  Trata-se da ERS-129, entre Estrela, Colinas e Roca Sales. A expectativa foi renovada nessa quarta-feira, 3, quando o governador Eduardo Leite assinou a ordem de início das obras no trecho de 27 km.

O investimento previsto é de R$ 55,9 milhões e prevê, principalmente, a pavimentação dos seis quilômetros de estrada de chão na localidade de Fazenda Lohmann, entre Roca Sales e Colinas. Além disso, serão feitos reparos gerais no trecho já asfaltado e que não está em boas condições, assim como haverá a implantação de dispositivos de drenagem e elevação de pista, principalmente em função das cheias do Rio Taquari em Colinas.

O contrato foi assinado em janeiro, no modelo de contratação integrada, no qual a mesma empresa é responsável pelos projetos básico e executivo, além da execução dos trabalhos. Segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem  (Daer),  etapas como estudos preliminares, o projeto básico, levantamentos de drenagem e terraplanagem, assim como análise de solo foram concluídos no primeiro semestre. A expectativa regional é de que a obra seja concluída no primeiro semestre de 2026.

Mais obras

Outras duas rodovias do Vale deverão receber recursos.: a ERS-433, entre Relvado e Encantado, e a ERS-425, de Nova Bréscia a Encantado. Juntos, os trechos somam 28,8 km e o investimentos previstos de R$ 121,2 milhões.  Por outro lado, estradas da microrregião, como a ERS-419, entre Poço das Antas e Teutônia, e a VRS-835, ficaram de fora dos anúncios de melhoria e seguem sem previsão oficial de intervenções mais abrangentes.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.