Onze meses depois , as regiões baixa e alta do Vale do Taquari estão novamente conectadas pela ERS-130. Com a presença do governador Eduardo Leite, secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luís Fernando Vanacôr e autoridades regionais, a ponte entre Lajeado e Arroio do Meio foi inaugurada na manhã desta quinta-feira, 10.
A nova travessia possui 172 metros de extensão e foi erguida cinco metros mais alta que a antiga estrutura destruída pela cheia do Rio Forqueta entre os dias 1º e 2 de maio de 2024. Apesar do atraso no cronograma inicial – a EGR havia prometido a entrega até o Natal -, a conclusão dos trabalhos ocorreu em tempo recorde: sete meses. O custo total de R$ 22,35 milhões. Deste montante, R$ 14,05 milhões para a ponte em si e o restante na construção dos aterros.
Se no domingo, 6, apenas veículos leves tiveram liberação temporária em função da inauguração do Cristo, desta vez o tráfego abrange ônibus e caminhões. A liberação oficial ocorreu por volta das 9h. Erguida ao lado da estrada, a travessia para pedestres ainda não está concluída.