Pela primeira vez, o Estado vai promover a Caminhada Contra o Feminicídio. A ação vai ocorrer no próximo domingo, 31, a partir das 10h, em Porto Alegre, com saída da Orla do Guaíba. Trata-se de uma promoção da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
O evento encerra as ações do Estado no Agosto Lilás – mês que marca a campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Esse ato tem o objetivo de mobilizar a população e reforçar o compromisso coletivo no combate à violência doméstica contra as mulheres. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), até o mês de julho de 2025, foram registradas mais de 30 mil denúncias no Estado, com 45 casos de Feminicídio consumados.
“Infelizmente, muitos casos permanecem ocultos, dificultando a ação do poder público. A conscientização social é essencial para a denúncia e a prevenção. Isso fará com que possamos agir em um número maior de casos. A participação ativa da sociedade é fundamental para ampliar o número de denúncias, permitindo a atuação preventiva das autoridades”, destaca o titular da Secretaria, Fabrício Peruchin.