Prevista para terminar nesta sexta-feira, 10, a votação da Consulta Popular foi prorrogada pela Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) até a noite deste domingo, 12, Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida. A decisão foi motivada, principalmente, pela baixa adesão ao pleito na maior parte das regiões. “Ampliar tempo disponível para que a população gaúcha participe do processo de definição das prioridades regionais que irão compor o orçamento estadual de 2026”, afirma o Piratini. As iniciativas abrangem as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
O Vale do Taquari terá direito a R$ 2,057 milhões, a serem destinados às duas propostas mais votadas. É possível participar pelo site consultapopular.rs.gov.br ou pelo WhatsApp, no número (51) 3210-3260, para o qual se deve enviar uma mensagem com a palavra “voto”. Para confirmar a participação, tenha em mãos o número do título de eleitor.
Uma das principais iniciativas é a instituição do programa “Qualifica Turismo”, que prevê a realização de cursos, oficinas e demais capacitações voltadas aos guias, empreendedores rurais, meios de hospedagem, restaurantes, taxistas, motoristas de aplicativos, artesãos e demais membros da comunidade. Também concorrem ações a serem executadas nas áreas de Meio Ambiente, Trabalho e Agricultura.
Propostas
Meio Ambiente: Proteção de Nascentes e Olhos D’água, Através da Construção de Estruturas Físicas de Proteção para a Captação e Armazenamento de Água;
Trabalho e Desenvolvimento Profissional: Programa Regional de Qualificação de Trabalhadores, Jovens e
Empreendedores;
Agricultura: Armazenamento de Grãos nas Propriedades Rurais: Materiais para Construção e Equipamentos;
Turismo: Projeto “Qualifica Turismo: Aperfeiçoando do Rural ao Urbano no Vale do Taquari”