O governo do Rio Grande do Sul firmou, ao longo de 2025, 530 instrumentos de cooperação com 426 municípios, com repasse de R$ 277,6 milhões. Executados pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), os recursos foram destinados a ações de desenvolvimento rural, recuperação de infraestrutura e apoio a produtores rurais.
Do total de convênios, 356 tiveram como finalidade a recuperação de estradas vicinais. Outros 135 foram firmados a partir da Consulta Popular. Também foram celebrados 25 convênios do Programa Supera Estiagem, voltados à construção de açudes, cisternas e poços, além de 13 convênios oriundos de emendas parlamentares. A Seapi ainda assinou convênio com o Banrisul para subsidiar a prorrogação de dívidas de produtores rurais.
Além dos acordos com repasse financeiro, o Estado firmou 118 termos de cooperação com municípios, que envolvem o uso de equipamentos e a prestação de apoio técnico para o desenvolvimento da agropecuária.
Segundo a Secretaria da Agricultura, os recursos foram aplicados principalmente em obras, aquisição de equipamentos e execução de programas agrícolas. As demandas da Consulta Popular são definidas pelas comunidades regionais, enquanto os termos de cooperação técnica e financeira buscam dar maior agilidade à implementação das políticas públicas, considerando as diferentes realidades do interior do Estado.