O fim de semana foi marcado pelas confirmações de mais duas pré-candidaturas ao governo do Rio Grande do Sul. No sábado, 29, o MDB chancelou o nome do vice-governador Gabriel Souza durante Congresso da sigla, em Porto Alegre. Já a candidatura de Edegar Pretto (PT) foi deliberada neste domingo, 30, durante o encontro estadual do partido., no Centro Histórico, também na capital.
Desta forma, Souza e Pretto ingressam na disputa com Juliana Brizola (PDT), lançada ao pleito no dia 15 de novembro, e Tenente-Coronel Luciano Zucco (PL), que colocou seu nome à disposição ainda na metade deste ano. s movimentos ocorrem a pouco mais de 10 meses do pleito e reforçam a mobilização pelas articulações.
Tanto Juliana quanto Zucco tentarão o Palácio Piratini pela primeira vez. Apoiado pelo governador Eduardo Leite, Souza agora busca o voo solo, como cabeça de chapa, e, aos poucos, tem seu protagonismo ampliado nas ações da gestão, a fim de se tornar mais conhecido. Já Pretto deverá concorrer pela segunda vez consecutiva. Em 2022, o petista foi o terceiro colocado, com uma diferença de pouco mais de 2,4 mil votos para Eduardo Leite, que venceu Onyx Lorenzoni (PL) no segundo turno.