16 de outubro de 2025
20ºC | Tempo nublado

SIMPÓSIO DO HOSPITAL OURO BRANCO

Evento debate qualidade e governança no atendimento clínico

Iniciativa reuniu especialistas de diferentes instituições para tratar temas como infraestrutura hospitalar, assistência em cada etapa da internação e cultura de segurança

Por: Marcel Lovato

15/08/2025 | 12:47
Evento encerrou com painel mediado pelo diretor José Paulinho Brand. Foto: Marcel Lovato
Evento encerrou com painel mediado pelo diretor José Paulinho Brand. Foto: Marcel Lovato

Cerca de 30 profissionais participaram, na manhã desta sexta-feira, 15, do Simpósio “Governança Clínica: Qualidade e Segurança do Cuidado ao Paciente: Desafios e perspectivas”. Promovido pelo Hospital Ouro Branco (HOB), o evento foi realizado no Solar Baviera e contou com palestras de profissionais da unidade de saúde e de outras instituições.

Foram eles: o diretor executivo do Hospital do Coração (Hcor), Dr. Gabriel Dalla Costa, que participou à distância; superintendente médico do Grupo Doc, de Porto Alegre, Dr. Virgílio da Rocha Olsen, avaliadora da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e consultora EJRos, Rafaela Vedovelli.  Na sequência, os convidados integraram um debate com o diretor técnico do HOB, Dr. Guilherme Vogt, cuja mediação coube ao  diretor executivo, José Paulinho Brand.

Entre os temas debatidos, estiveram os procedimentos adequados para cada tipo de internação, acompanhamento após a alta,  atribuições , infraestrutura hospitalar e gerenciamento de riscos.  “Governança clínica, na prática, é uma sustentação operacional. Trata-se da implantação de um ambiente de excelência e adoção de uma cultura de segurança, com a adesão de todos”,  sintetizou Rafaela.

Robustez e evolução

De acordo com José Paulinho, a iniciativa significa semear a semente para que o Hospital Ouro Branco se qualifique cada vez na assistência ao paciente, de modo a tornar a experiência mais agradável possível, em todas as etapas, com um desfecho clínico favorável, com resolutividade e otimização de recursos.

Ao mesmo tempo, faz parte da estratégia de tornar a instituição mais robusta e habilitada para atender toda a comunidade regional.  O dirigente enfatiza a necessidade de uma longa caminhada a ser percorrida no âmbito da Governança Clínica em todo o país. Logo, este evento tem, igualmente, caráter educativo. “Nós convidamos profissionais que praticam o conceito em suas rotinas e possuem larga experiência”, afirmou.

Paulinho enfatizou, ainda, que a instituição pretende realizar a atividade novamente em 2026.  O Simpósio contou com o apoio do Laboratório Univates, Clínica Nova Imagem, Salux Technology, Unicred Premium e Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.