31 de janeiro de 2026
25ºC | Parcialmente nublado

COM O ESTADO

Executivo alinha projeto para novo prédio da EEEM Fazenda Vilanova

Município busca recursos do FUNRIGS para viabilizar nova estrutura da instituição diante do aumento de matrículas após as enchentes de 2024

Por: Assessoria de Imprensa

31/01/2026 | 12:57
Prefeito Amarildo, secretária Zilá, assessor Marcelo e chefe de gabinete Kauã. Foto: Divulgação
Prefeito Amarildo, secretária Zilá, assessor Marcelo e chefe de gabinete Kauã. Foto: Divulgação

O prefeito Amarildo Luis da Silva, esteve na Secretaria Estadual de Obras Públicas, em Porto Alegre, na quinta-feira, 29, para tratar do projeto de construção do novo prédio da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Fazenda Vilanova. O chefe do Executivo foi recebido pela secretária-adjunta da pasta, Zilá Breitenbach.

Durante a visita, a secretária-adjunta informou que o processo está em fase de tramitação e deverá avançar, nos próximos encaminhamentos, para a destinação de recursos do FUNRIGS, vinculado ao Plano Rio Grande, que é o Programa de Reconstrução, Adaptação e Resiliência Climática do Estado.

O prefeito destacou a necessidade da construção de uma estrutura própria para a escola estadual. Segundo ele, o município registrou crescimento populacional após as enchentes de 2024. “Mais de 100 famílias se instalaram em Fazenda Vilanova, especialmente após as enchentes de 2024. Este fluxo migratório tem gerado pressão significativa sobre a rede pública de ensino, tanto municipal quanto estadual, resultando em carência de vagas e infraestrutura adequada”, explicou Amarildo.

Atualmente, a EEEM Fazenda Vilanova utiliza salas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Edgar da Rosa Cardoso para atender os estudantes. “Tal solução provisória, embora importante, não atende mais à crescente demanda, especialmente diante da elevação recente de matrículas, que teve crescimento de aproximadamente 60 novos alunos”, complementou o prefeito. Ele também afirmou que, sem a perspectiva de uma nova edificação, o município não consegue manter a cessão do espaço, em razão das limitações de infraestrutura para o funcionamento de duas escolas no mesmo local.

Diante do cenário, o município protocolou junto à 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) um pedido de destinação de recursos para a construção de uma unidade própria para o Ensino Médio. Participaram da reunião o chefe de gabinete Kauâ Wellington da Costa e o assessor do deputado estadual Dirceu Franciscon, Marcelo Begnini.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.