O governador Eduardo Leite deu posse a Fábia Richter como titular da recém-criada Secretaria da Mulher do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira,6, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. A delegada de Polícia Viviane Viegas assumiu como secretária-adjunta.
Durante a cerimônia, Leite afirmou que a nova pasta terá foco no enfrentamento à violência contra a mulher e no fortalecimento de políticas de proteção. Segundo o governador, o Estado pretende ampliar o acolhimento e os serviços de denúncia, além de reforçar ações de acompanhamento às vítimas e responsabilização dos agressores.
Fábia destacou que a secretaria atuará na prevenção da violência e na articulação com diferentes setores da sociedade. Ela citou que, em 75% dos casos de feminicídios, não havia medida protetiva registrada, o que indica a necessidade de ações preventivas e educativas para estimular denúncias.
A Secretaria da Mulher tem dois departamentos e sete eixos de atuação: prevenção, proteção, acolhimento, cuidado integral, inclusão produtiva e inserção no mercado de trabalho, articulação e informação, e identificação. A estrutura será responsável por coordenar políticas públicas voltadas às mulheres, com base em dados e evidências.