A Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC- VT) e outras entidades empresariais e regionais voltou a manifestar preocupação com a precariedade dos serviços postais em municípios do Vale do Taquari. Em novo ofício encaminhado à direção nacional dos Correios, a entidade destaca a ausência de melhorias, mesmo após alerta enviado em novembro de 2024.
Além da CIC-VT, o documento é assinado pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat) e Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat).
Nele, são apontadas questões como o funcionamento de algumas agências em apenas dois dias úteis, os atrasos recorrentes nas entregas e o acúmulo de encomendas. Esses fatores têm causado prejuízos ao comércio local, especialmente o setor de vendas online. Além disso, dificultam o acesso da população às correspondências e outros documentos essenciais.
As entidades reforçam que o serviço postal é um direito básico e uma estrutura essencial ao desenvolvimento regional. Entre as solicitações encaminhadas aos Correios estão:
- A normalização do atendimento diário nas agências locais;
- Reforço logístico para garantir a regularidade das entregas;
- Prestação de esclarecimentos públicos sobre o plano de solução definitiva para o problema.