13 de outubro de 2025
17ºC | Tempo nublado

ALMOÇO EMPRESARIAL

“Falta percepção para as oportunidades que nós temos”, analisa Cintia Agostini

Presidente do Codevat e vice-reitora da Univates destacou, principalmente, os desafios para o Vale do Taquari se desenvolver de forma plena

Por: Marcel Lovato

02/10/2025 | 15:27 Atualização: 02/10/2025 | 16:21
Economista também abordou os panoramas nacional e mundial. Foto: Marcel Lovato
Economista também abordou os panoramas nacional e mundial. Foto: Marcel Lovato

O cenário macroeconômico e os desafios para o desenvolvimento do Vale do Taquari pautaram o almoço empresarial de outubro, promovido pela Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) Teutônia. Nesta quinta-feira, 2, a convidada foi a economista, presidente do Codevat e vice-reitora da Univates, Cintia Agostini.

Conforme Cintia, a região terá de lidar com a inversão da pirâmide etária, ou seja, o envelhecimento populacional, que se resolveria com a atração de novos moradores, por exemplo  buscar o equilíbrio entre sustentabilidade e questões climáticas, bem como promover estratégias que qualifiquem a mão de obra e contribuam para o aumento da renda média. Outra questão citada é a  dependência do transporte rodoviário e a necessidade de negócios inovadores.

“Falta percepção para as oportunidades que nós temos. Se nós não fizermos, alguém vai vir, executar, como já está ocorrendo. Somos uma região privilegiada, pois temos associações fortalecidas que trabalham pelo coletivo”, destaca Cintia. A palestrante mostrou que o Vale representa 3,29% do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul. Por outro lado, apenas 1,97% das exportações.

Em nível nacional, Cintia entende que a alta da economia informal, o endividamento dos consumidores e a própria dívida pública são pontos que merecem atenção. Em relação ao último ponto, foi trazida uma pesquisa do Banco Central, a qual estima um passivo equivalente a quase 100% do PIB até 2033.  Já internacionalmente, as principais influências ficam por conta dos conflitos geopolíticos, as tarifas de importação norte-americanas e a transformação digital.

O almoço

A iniciativa conta com o patrocínio de Certel, CLS Contabilidade, Colégio Teutônia, Cresol, Dinda Card, Fabricato Pré­-Moldados, Reinigend, Sicre­di, Terraplanagem Teutônia, Teutoaço, Univates e Zart Supermercados.  Estão previstas mais duas edições em 2025, nos meses de novembro e dezembro.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.