8 de maio de 2025
24ºC | Parcialmente nublado

TÁ NA MESA

Federasul discute estratégias para reforçar laços entre RS e Itália

Evento nessa quarta-feira, 7, trouxe as presenças inéditas do embaixador Alessandro Cortese e Cônsul, Valerio Caruso

07/05/2025 | 17:47
Consul Caruso, presidente Sousa Costa e embaixador Cortese | Foto: Marcel Lovato
Consul Caruso, presidente Sousa Costa e embaixador Cortese | Foto: Marcel Lovato

Em alusão aos 150 anos da Imigração Italiana, que transcorre neste mês, a Federação das Entidades Empresariais no RS (Federasul) promoveu uma edição especial do “Tá na Mesa”.  Com as presenças inéditas do embaixador da Itália no país, Alessandro Cortese, e o cônsul italiano no Estado, Valerio Caruso, o evento destacou os desafios e oportunidades para fortalecer os laços culturais e econômicos entre as nações.

Cortese lembrou do auxílio do governo italiano durante a enchente de 2024, inclusive, com o envio de um avião cargueiro. Em um ano, o embaixador fez quatro visitas. Logo, as festividades do sesquicentenário reforçam esta aproximação.

Entre os temas abordados, estiveram as mudanças no processo de obtenção da Cidadania Italiana. Cortese explicou que as restrições para a obtenção do documento foram impostas em função da sobrecarga proporcionada pela ausência de limitações ao longo dos anos.

Desde o fim de março, apenas filhos e netos de nascidos na Itália podem solicitar. Nos próximos dias, o parlamento do país europeu deverá votar a continuidade do decreto. “Defendo uma regularização, mas com regras mais flexíveis”, afirma o embaixador.

Questão econômica

No âmbito econômico, Cortese analisou o acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul. Para ele, Rio Grande do Sul e Itália têm muito a ganhar, pois haverá mais visibilidade a produtos como o vinho e fechamento de negócios.

Caruso acrescentou que um dos objetivos é colocar o Estado no mapa das empresas italianas, ampliar a divulgação das potencialidades. “Temos de parar com o isolamento involuntário, nos apresentarmos e mostrarmos que o Brasil não se restringe a São Paulo e Rio de Janeiro”, reforça. Um dos pontos é a conexão direta via aérea com Roma e Milão.

Para o presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, a Imigração Italiana é um exemplo bem-sucedido de integração, unificação, sensação de pertencimento e fraternidade. O dirigente exemplificou Giuseppe Garibaldi e o definiu como “herói dos dois mundos” por conta de sua relevância para as duas nações.

Data oficial (Box)

O Dia Estadual da Etnia Italiana é celebrado no dia 20 de maio, pois foi nessa data, em 1875, que cerca de 100 mil italianos desembarcaram no território gaúcho. Essa celebração consta na Lei 11.595/2001, de autoria do então deputado José Ivo Sartori.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.