A Paróquia Nossa Senhora do Rosário realiza, neste domingo, 20, a tradicional Festa do Colono e Motorista, no Bairro Canabarro, em Teutônia. A procissão motorizada envolveu mais de 600 veículos entre caminhões, carros, ônibus, tratores, retroescavadeiras e motocicletas.
A programação iniciou às 8h30, com missa celebrada no Posto Canteiros, de onde os fiéis partiram para a carreata. Por volta das 9h30, ocorreu o leilão da imagem de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. Com o maior lance – R$ 8 mil -, Eleonir José Wolfart, proprietário da empresa Eleonir telhas, venceu a disputa e conduzirá a imagem na 27ª edição, em 2026. Em 2024, o vencedor foi o proprietário do Posto Canteiros, Armando Driemeier, que conduziu a imagem neste ano. Seu lance foi de R$ 7,5 mil.
Os devotos seguiram pela Via Láctea em direção ao Bairro Languiru, de onde retornaram pela Avenida Um Leste, ingressando na Rua Dom Pedro II e passando pela Rua Tiradentes, onde receberam a bênção.
Ao meio-dia, mais de 1,2 mil pessoas prestigiaram o almoço servido no ginásio da comunidade. A celebração se estende durante da tarde, com baile animado pela Orquestra La Montanara.