A MetSul Meteorologia alerta para um cenário potencialmente grave e de alto risco de tempo severo nesta segunda-feira, 15, com a chegada de uma frente fria ao Rio Grande do Sul. O sistema vai provocar instabilidade em todas as regiões do Estado, com possibilidade de temporais isoladamente fortes a intensos.
Mesmo sem a formação de um ciclone, a frente fria encontrará uma massa de ar quente sobre o território gaúcho, favorecendo a ocorrência de numerosos temporais. As instabilidades começam pelo Oeste ainda pela manhã e avançam para as demais regiões ao longo do dia.
O principal risco associado a este episódio não é o volume de chuva ou a queda de granizo, embora esses fenômenos possam ocorrer de forma localizada, mas sim os vendavais, que podem atingir diferentes municípios com rajadas intensas. O período mais crítico está previsto entre a tarde e a noite, quando devem se concentrar as tempestades mais fortes.
Os modelos indicam que, na maioria das localidades, os acumulados de chuva devem ser baixos, em geral abaixo de 20 mm a 30 mm, podendo ficar abaixo de 10 mm em alguns pontos. Ainda assim, por se tratarem de células de tempestade isoladas, não se descarta a ocorrência pontual de chuva forte a intensa em curto período, com volumes elevados em áreas restritas.