Uma reunião na manhã desta terça-feira (25), em Poço das Antas, definiu o novo nome do G8. O grupo, que integra sete municípios do Vale do Taquari e um da Serra – Teutônia, Westfália, Poço das Antas, Imigrante, Fazenda Vilanova, Colinas, Paverama e Boa Vista do Sul –, passa a ser chamado de Associação dos Municípios do Sol Nascente (Amsol). Conforme explicação, o nome faz alusão ao posicionamento dos municípios, que estão situados ao lado leste do Vale do Taquari.
Além da regularização do grupo, o encontro tratou de temas de interesse comum dos prefeitos participantes. Entre as pautas, a recuperação asfáltica da ERS-419; a duplicação da Rota do Sol; e a implantação do Polo de Saúde do Hospital Ouro Branco, com destaque para a criação do banco de sangue.
Em acordo, os chefes dos Executivos definiram que cada município contribuirá mensalmente com R$ 1 mil. A aplicação do montante será definida pelos integrantes da associação.
A próxima reunião do grupo deve ocorrer no dia 29 de abril, no município de Colinas. Entre os destaque, uma palestra sobre reforma tributária.