7 de julho de 2025
13ºC | Tempo limpo

SALTO FORQUETA

Geração de energia em hidrelétrica da Certel é retomada

Investimento na reconstrução, após desmoronamento e danos à casa de máquinas na enchente de 2024, foi de R$ 45 milhões

27/05/2025 | 17:38 Atualização: 28/05/2025 | 08:52
Evento reuniu conselheiros administrativos, conselheiros fiscais, autoridades, imprensa, fornecedores, diretores, gestores e funcionários | Foto: divulgação
Evento reuniu conselheiros administrativos, conselheiros fiscais, autoridades, imprensa, fornecedores, diretores, gestores e funcionários | Foto: divulgação

A Certel restabeleceu, na manhã desta terça-feira, 27, a geração de energia da Hidrelétrica Salto Forqueta, no Rio Forqueta, entre os municípios de Putinga e São José do Herval. Passado um ano do evento climático histórico que atingiu o estado, a usina foi um dos locais severamente prejudicados pela enchente. Ela teve sua geração paralisada, em decorrência do desmoronamento da ombreira direita junto à barragem e da destruição da casa de máquinas do empreendimento.

Mesmo ainda com obras de reconstrução, foi possível restabelecer a geração de energia. Conselheiros administrativos, conselheiros fiscais, autoridades, imprensa, fornecedores, diretores, gestores e funcionários acompanharam a atividade.

Segundo o presidente, Erineo José Hennemann, a Certel investiu em torno de R$ 45 milhões na reconstrução. Ele também observou que, mesmo com sua obra inicial tendo sido construída respeitando todos os critérios de segurança, tanto que a barragem permaneceu intacta depois da enchente, agora, a reconstrução está garantindo que todo o empreendimento se torne ainda mais seguro.

“Temos um compromisso muito grande com os nossos associados e sempre prezamos por serviços e realizações plenamente de acordo com as normas do Setor Elétrico Brasileiro. Ter a Salto Forqueta de volta é motivo de grande alegria, pois é energia gerada na região que fica na região e que, pelo Mercado Livre, juntamente com as demais hidrelétricas, também pode ser comercializada para todo o Brasil. É energia limpa, renovável e que contribui com o fortalecimento das nossas comunidades”, mensura.

De acordo com o vice-presidente, Daniel Luis Sechi, a retomada de geração da hidrelétrica é essencial para potencializar o desenvolvimento da Certel e de todos os seus associados. “É uma satisfação imensa podermos contar novamente com a energia gerada pela Salto Forqueta, a primeira usina moderna construída por nossa cooperativa.

Ela garantirá um abastecimento potente e contínuo às nossas comunidades e também serve de inspiração para continuarmos em nossos investimentos, a exemplo da Hidrelétrica Bom Retiro, no Rio Taquari, entre Cruzeiro do Sul e Bom Retiro do Sul, e da Hidrelétrica Vale do Leite, também no Rio Forqueta, entre Pouso Novo e Coqueiro Baixo”, complementa.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.