19 de novembro de 2025
20ºC | Tempo limpo

Promessa da montaria

Ginete da região conquista freio de bronze em disputa internacional

Integrante do CDT Oberte Cunha foi destaque em evento que projeta novos talentos do Cavalo Crioulo

19/11/2025 | 16:44
A Disputa Nacional do Freio Jovem 2025  contou com 158 conjuntos participantes vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Uruguai | Fotos: divulgação
A Disputa Nacional do Freio Jovem 2025 contou com 158 conjuntos participantes vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Uruguai | Fotos: divulgação

O Centro de Doma e Treinamento (CDT) Oberte Cunha, de Fazenda Vilanova, celebrou um resultado histórico no Freio Jovem 2025, realizado entre os dias 12 e 15 de novembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio. A conquista do Freio de Bronze veio com a ginete Anita Budnieski Cunha, 17 anos, montada na égua La Eternidad Cristal. Ela garantiu o terceiro lugar na categoria Juvenil Feminino B, em uma das principais competições equestres do RS.
Para Anita, o pódio simboliza muito mais do que erguer um troféu. “Não é pelo ato de levantar o troféu, mas por sentir o reconhecimento pela dedicação de um longo período. Eu não apenas monto: eu vivo o cavalo”, destaca a ginete, que divide o mérito com toda a equipe do CDT, sua família e o proprietário do animal.

Anita teve pouco tempo de treino com Cristal, mas conseguiram juntas superar desafios na competição

Natural de Porto Alegre, a jovem reside em Fazenda Vilanova desde os 2 anos, idade em que começou a montar. Participa de provas oficialmente desde os 11 e vem se destacando, ano após ano, em competições diversas. Desde 2020, alcançava a etapa final no Freio Jovem. No ano passado, havia ficado em quinto lugar. Foi em 2024 também que Anita chegou a participar de disputa fora do país, um Redomão no Uruguai, em que conquistou o 2º lugar.

A conquista do Freio de Bronze, segundo ela, serve como estímulo para seguir firme na carreira de ginete. Entre os próximos compromissos, já estão no radar a Supercopa do Freio Jovem, considerada a “Copa do Mundo” da modalidade, que ocorre em Esteio, durante a Expointer. Para 2026 ainda, Anita planeja concorrer o Freio do Proprietário e, “se tudo der certo”, avançar para o profissional em 2027.

CDT em destaque

Neste ano, o CDT Oberte Cunha esteve presente na final do Freio Jovem com três animais, reforçando o trabalho coletivo desenvolvido pela equipe. Além de La Eternidad Cristal (montada por Anita), competiram Siga Siempre Charrua (5º lugar) e Bento do Três Trote (7º lugar), montados pela ginete uruguaia Paulina Sosa.

A conquista de Anita ganha destaque pela trajetória da parceria com Cristal, marcada por pouco tempo de treinamento, superação de desafios e evolução notável durante toda a competição.

O Freio Jovem

A edição de 2025 da Disputa do Freio Jovem reuniu 158 conjuntos participantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Uruguai. Organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o Freio Jovem é inspirado no regulamento do célebre Freio de Ouro e reconhecido pelo papel essencial na formação de competidores de alto nível.

 

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.