O Centro de Doma e Treinamento (CDT) Oberte Cunha, de Fazenda Vilanova, celebrou um resultado histórico no Freio Jovem 2025, realizado entre os dias 12 e 15 de novembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio. A conquista do Freio de Bronze veio com a ginete Anita Budnieski Cunha, 17 anos, montada na égua La Eternidad Cristal. Ela garantiu o terceiro lugar na categoria Juvenil Feminino B, em uma das principais competições equestres do RS.
Para Anita, o pódio simboliza muito mais do que erguer um troféu. “Não é pelo ato de levantar o troféu, mas por sentir o reconhecimento pela dedicação de um longo período. Eu não apenas monto: eu vivo o cavalo”, destaca a ginete, que divide o mérito com toda a equipe do CDT, sua família e o proprietário do animal.

Anita teve pouco tempo de treino com Cristal, mas conseguiram juntas superar desafios na competição
Natural de Porto Alegre, a jovem reside em Fazenda Vilanova desde os 2 anos, idade em que começou a montar. Participa de provas oficialmente desde os 11 e vem se destacando, ano após ano, em competições diversas. Desde 2020, alcançava a etapa final no Freio Jovem. No ano passado, havia ficado em quinto lugar. Foi em 2024 também que Anita chegou a participar de disputa fora do país, um Redomão no Uruguai, em que conquistou o 2º lugar.
A conquista do Freio de Bronze, segundo ela, serve como estímulo para seguir firme na carreira de ginete. Entre os próximos compromissos, já estão no radar a Supercopa do Freio Jovem, considerada a “Copa do Mundo” da modalidade, que ocorre em Esteio, durante a Expointer. Para 2026 ainda, Anita planeja concorrer o Freio do Proprietário e, “se tudo der certo”, avançar para o profissional em 2027.
CDT em destaque
Neste ano, o CDT Oberte Cunha esteve presente na final do Freio Jovem com três animais, reforçando o trabalho coletivo desenvolvido pela equipe. Além de La Eternidad Cristal (montada por Anita), competiram Siga Siempre Charrua (5º lugar) e Bento do Três Trote (7º lugar), montados pela ginete uruguaia Paulina Sosa.
A conquista de Anita ganha destaque pela trajetória da parceria com Cristal, marcada por pouco tempo de treinamento, superação de desafios e evolução notável durante toda a competição.
O Freio Jovem
A edição de 2025 da Disputa do Freio Jovem reuniu 158 conjuntos participantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Uruguai. Organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o Freio Jovem é inspirado no regulamento do célebre Freio de Ouro e reconhecido pelo papel essencial na formação de competidores de alto nível.