A Câmara da Indústria e Comércio (CIC) realizou, nesta sexta-feira, 28, o primeiro Almoço Empresarial de 2025. Com o tema “90 dias de Gestão : Perspectivas e Desafios”, o evento trouxe o prefeito Renato Altmann e vice Evandro Biondo. Diante de um auditório lotado, a dupla apresentou as ações do começo de governo.
Empossado na quarta-feira, 26, o presidente da CIC, Jairo Sperotto, enfatizou o lema da nova gestão “Associativismo que conecta empresas e fortalece negócios”, bem como a importância da parceria público-privada. Além disso, relatou que a entidade vive um “momento especial” com a adesão de 30 empresas no primeiro trimestre de 2025.
Pautas
Altmann abriu a explanação com detalhes sobre a concessão das rodovias do Bloco 2, que abrange, entre outras, as ERS-128 e RSC-453. O prefeito criticou a falta de clareza sobre os investimentos, a ponto de “5%, 10% da população” estar por dentro do tema. Entre as críticas, a ausência de obras nos arredores do Bairro Canabarro e dificuldade de mobilidade em outros trechos da Via Láctea. “Sou totalmente contrário aos investimentos do jeito que está, pois Teutônia será prejudicada”, argumenta.
No âmbito da mobilidade, o gestor destacou audiência com Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para a reclassificação da ERS-419, hoje uma “via de conserva”, para uma “via de investimento”.
Na prática, significa a abertura do caminho para o pleito de melhorias mais efetivas na ligação com Poço das Antas. Uma reunião com o prefeito Glicério Junges, da cidade vizinha, vai ocorrer nos próximos dias. Sobre infraestrutura urbana, destacou o projeto-pilotoa para implantação de calçada na Avenida 1 Leste e a renovação da frota de máquinas e veículos, cujo custo de manutenção chega a R$ 2,8 milhões.
Educação, mercado de trabalho e investimentos
Em relação à demolição do prédio do antigo Hospital Teutônia Norte, Altmann reafirmou a construção de uma escola no terreno, com projeto a ser desenvolvido em “curto prazo”. Ainda, anunciou a criação de um memorial para relembrar a história da famosa casa de saúde. Em paralelo, defendeu o polo de saúde do Hospital Ouro Branco, ao classificá-lo como “um dos mais importantes projetos da história de Teutônia”, e pediu apoio do empresariado para auxiliar no “convencimento, na apresentação da relevância da proposta” para captar recursos.
Sobre o mercado de trabalho, disse que a cidade conta com mais de 200 vagas abertas. Do ponto de vista social, houve redução do número de beneficiários do Bolsa Família de 690 para 630. A intenção é ampliar as revisões, a fim de manter essa queda. Por outro lado, o desafio é convencer os cidadãos a preencherem as vagas disponíveis.
O prefeito comentou, ainda, que o Município “precisa mais das empresas do que o contrário” e salientou a necessidade de valorizar os negócios locais. “Não faremos loucuras para trazer investimentos”. Ao citar a importância dos “pés no chão”, explicou que o déficit do governo chega a R$ 8 milhões.
Biondo apresentou números da educação, com a redução da fila de espera na Educação Infantil, de 552 para 243, projetos em andamento como as Cooperativas Escolares, Jovem Empreendedor e Educação Financeira. Ainda, a retomada da análise de projetos de licenciamento ambiental e a confirmação da assinatura do convênio com o Governo do Estado via Programa Desassorear RS, na próxima terça-feira, 1º, para desassoreamento e limpeza de arroios, canais e sistema pluvial.

Auditório da CIC Teutônia ficou lotado | Foto: Marcel Lovato