6 de julho de 2025
15ºC | Parcialmente nublado

Projetos de longo prazo

Governo estuda novos planos para antigos imóveis

Atual gestão planeja construir Incubadora Tecnológica e Casa de Cultura nos endereços de antigo hospital e de casa de comércio

30/05/2025 | 14:46 Atualização: 30/05/2025 | 14:47
Prédio onde funcionava o Hospital 25 de Julho é o espaço escolhido pela administração para implantar Incubadora Tecnológica
Prédio onde funcionava o Hospital 25 de Julho é o espaço escolhido pela administração para implantar Incubadora Tecnológica

Dois antigos imóveis que fazem parte da memória da comunidade de Poço das Antas podem ganhar novas finalidades nos próximos anos. Conforme a atual gestão do governo municipal, há planos para a utilização do histórico prédio do Hospital 25 de Julho e a casa que abrigou o primeiro mercado da Languiru no município. 

Segundo o secretário de Administração, Indústria e Comércio, Romeu Forneck, o Executivo pretende implantar uma incubadora tecnológica no local onde funcionava a instituição de saúde. O movimento faz parte de uma estratégia de diversificação das atividades econômicas de Poço das Antas, hoje muito restritas ao setor primário. “No mesmo espaço em que nasciam pessoas, queremos que nasçam novas empresas”, comenta. 

Ainda sem um projeto concluído, a ideia é reformar o imóvel possibilitando o seu aproveitamento por iniciativas empresariais que precisam de suporte na fase inicial de desenvolvimento dos seus negócios. Em um mesmo local, haverá infraestrutura e serviços de apoio, como orientação técnica, capacitação, consultorias e auxílio na busca por financiamento e networking. 

O objetivo é reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso das empresas, estimulando a inovação, a geração de empregos e o desenvolvimento local. O investimento inicial projetado é de R$ 5 milhões como contrapartida do município, contando com a captação de recursos das outras esferas, principalmente federal, e instituições financeiras, até que o empreendimento se torne autossustentável.  

Diversificação

Para Forneck, Poço das Antas precisa se preparar para transformar sua matriz econômica. Entre os motivos, está a Reforma Tributária, promulgada em 2023, que impactará diretamente a forma de arrecadação dos municípios nos próximos anos. Na configuração atual, o fato gerador de ICMS está na emissão da nota fiscal, ou seja, na origem da mercadoria. Até 2033, o crédito irá contar para o endereço do consumidor. 

Entre os propósitos, portanto, estão elevar a capacidade de compra, melhorar o perfil de renda da população e aprimorar a competitividade profissional. Em uma população que está em processo de envelhecimento, é preciso investir em tecnologia, inovação e pesquisa, de forma a encontrar formas de reter os jovens talentos, qualificá-los e proporcionar oportunidades e atrativos para mantê-los no município. 

Forneck, que participou da estruturação do Parque Tecnológico Tecnosinos, em São Leopoldo, na década de 1990, traz sua experiência para contribuir no plano de implantação de uma incubadora tecnológica em Poço das Antas. 

Casa de Cultura

Outro empreendimento planejado pela administração municipal é a implantação de uma Casa de Cultura no local de uma antiga casa de comércio localizada na Avenida São Pedro, ao lado da Sascpa. O espaço sediou o primeiro mercado da Languiru no município. A intenção é instituir um espaço que integre uma biblioteca, área para exposições e ambiente de convivência para idosos, entre outras atrações. 

De acordo com o secretário, a criação de um centro cultural contemplará todas as faixas etárias, com especial atenção aos idosos. Segundo ele, trata-se de um investimento em saúde, na lógica da prevenção, ao proporcionar um ambiente saudável de atividades para este público. “É preciso manter essas pessoas ativas, não apenas fisicamente, mas também intelectualmente”, afirma. 

Tanto a Incubadora Tecnológica como a Casa de Cultura são propostas incipientes. Ainda assim, conforme Forneck, serão previstos no projeto de Plano Plurianual, que deverá ser remetido à Câmara de Vereadores nos próximos dias.

Construção sediou primeiro mercado da Languiru no município. Plano é transformar em Casa de Cultura

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.