Vestidos em tons de rosa, corredores abrilhantaram as ruas do município na noite desta quarta-feira (12). A programação, organizada pelo grupo Movimenta Teutônia, foi alusiva ao Dia da Mulher e contou com a participação de 40 pessoas.
Ao final do trajeto, os participantes foram recepcionados com lanche e puderam ter uma conversa com a nutricionista Bianca Fraga. A profissional abordou temas como influência do ciclo menstrual nos treinos e como aumentar a ingestão calórica de forma consciente neste período. Ainda, foram sanadas dúvidas sobre uso de suplementos, como a creatina.
“Foi muito gratificante, pois as pessoas se desafiaram, fazendo algo que está fora da sua zona de conforto”, destaca Janine Schönhals, que auxiliou na organização da programação. “Mais do que um grupo de corrida, o Movimenta Teutônia é um espaço para fazer amizades, conhecer pessoas novas e sentir-se parte de uma comunidade que se apoia, se motiva e cresce junta”, afirma Emyli Alana, que também compõe a equipe organizadora. O grupo realiza corridas semanalmente, nas terças e nas quartas-feiras, de forma intercalada.
Onde tudo começou
“No início, éramos entre seis pessoas. Tínhamos um grupo de WhatsApp em que avisávamos quando um de nós ia correr”, relembra Emily. “Cada um de nós se envolvia em ações beneficentes, mas de forma isolada”.
No final de 2024, o grupo resolveu reunir o hábito saudável a causas sociais. “Em dezembro, realizamos a primeira edição, convidando as pessoas a se reunir em um ponto de encontro para fazermos um treino coletivo. Pedimos que cada um levasse 1 kg de alimento não perecível”, explica ela. No total, foram arrecadados 35 kg de alimentos, que foram doados ao abrigo Estrelas do Amanhã.
“As pessoas que participaram da ação sugeriram que fizéssemos mais vezes. Então o grupo de 6 pessoas foi crescendo e hoje já têm mais de 170 pessoas no grupo de WhatsApp, onde são divulgadas todas as ações”, comemora. O grupo já realizou sete corridas, sendo que duas foram solidárias.
Corrida em prol do Theo
No dia 4 de março, a edição teve como objetivo ajudar o pequeno Theodoro. O menino de apenas 3 anos foi diagnosticado com neuroblastoma estágio IV e busca recursos para viabilizar seu tratamento.
O grupo vendeu 105 cachorros-quentes, que foram entregues na noite do evento. Em ritmo de Carnaval, os corredores realizaram todo o trajeto com fantasias e roupas coloridas. Todo o valor arrecadado foi destinado à família do Theo, que acompanhou a programação.
A comissão organizadora, formada por oito pessoas, também estuda maneiras de contribuir com a Liga do Câncer de Teutônia. Para a ação de Páscoa, uniu esforços com a ONG Doar Faz Bem, a fim de arrecadar balas e doces para montagem de “pacotinhos”. Interessados em contribuir, podem entrar em contato através da página Movimenta Teutônia, no Instagram, ou do grupo de WhatsApp.