19 de abril de 2025
20ºC | Chuvas esparsas

ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO

Há 29 anos, a vitória do “SIM” em Westfália

Mais de 1,1 mil eleitores votaram a favor da emancipação no dia 24 de março de 1996

Por: Marcel Lovato

24/03/2025 | 10:42 Atualização: 24/03/2025 | 11:06
Município conta com mais de 3,2 mil moradores, segundo IBGE. Crédito: Divulgação
Município conta com mais de 3,2 mil moradores, segundo IBGE. Crédito: Divulgação

Há 29 anos, o jornal “O Informativo de Teutônia” noticiava: “Linha Schmidt agora é Westfália”. Em 24 de março de 1996, os moradores das linhas Frank, Schmidt, Berlim e Paissandu compareceram às urnas para decidir o futuro da emancipação.  O resultado do plebiscito apontou a vitória do “SIM”, com 1.145 votos dos 1.765 totais.

Era a concretização do Movimento Emancipacionista iniciado cerca de dois anos antes e encabeçado por Ênio Grave, Nelson Horst e Ido Sulzbach, presidente, vice e segundo vice da Comissão. Às vésperas da votação, comícios favoráveis e contrários foram realizadas nas sedes do Flamengo e Sociedade do Fluminense, um exemplo da acirrada disputa política.

Plebiscito era destaque na capa do Informativo em 27 de março de 1996. Crédito: Arquivo/Informativo

Na época, um hino foi criado para reforçar a importância da autonomia:

Linha Schmidt, Linha Frank, Paissandu e Berlim. Esta é a hora de nos emancipar. Igualdade e respeito, com educação, assim nos legaram os nosso ancestrais.

E de mão em mão, é a corrente da união, com o trabalho o progresso se faz.

E na fé, e na fé, com a benção de Deus, benção de Deus, esperança da paz.

Votemos SIM, vem junto irmão, com Westfália no coração”.

A cidade 

Filho de Teutônia e Imigrante, Westfália integra a lista dos últimos 30 municípios criados no Estado, mas que foram instalados somente em 1º de janeiro de 2001. No ano anterior, o primeiro pleito elegeu Alcido Lindemann e Rudimar Hinnah, prefeito e vice, respectivamente.  O nome  é uma homenagem à origem da maioria dos imigrantes alemães, oriundos de uma região homônima, localizada próxima à divisa com a Holanda e que atualmente se chama “Renânia do Norte Westfália”.

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade conta com uma população estimada em 3.219 habitantes, área de 63.665 KM e em 2022 ocupou a segunda posição do país e a liderança estadual em taxa de alfabetização. Em nível nacional, atingiu a marca de 98,95%.

O orçamento para 2025 é de R$ 44 milhões. Em relação ao emprego, quase 63% dos cidadãos possuem ocupação. O Censo 2022 apontou 225 empresas cadastradas.

Aniversário

Ao longo do mês, foram realizadas uma série de atividades para marcar a passagem dos 29 anos. Entre elas, o Rodeio Crioulo Estadual, Bailes do Idoso e de Aniversário,  a 1ª Copa de Minifutebol e Piquenique Estudantil. No próximo sábado, 28, a partir das 19h, no Salão da Oase, ocorre a Festa da Mulher Westfaliana.

Confira reportagem completa na edição desta semana do jornal Informativo Regional.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.