Após anos de reivindicações da comunidade, a pavimentação da Estrada da Várzea tinha início. A estrada ligaria a ponte sobre o arroio Boa Vista, em Languiru, ao início do asfalto no morro Aschebrock, no Bairro Teutônia, totalizando 650 metros. Na época, a prefeitura, temendo o risco de um investimento maior devido aos históricos problemas de alagamentos, optou por um projeto mais seguro e econômico: o calçamento com paralelepípedos. Todo o custo da obra foi bancado pela administração municipal.
Há 10 anos: Conjunto Instrumental realizava primeira turnê pela Europa
Jovens músicos do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia levavam a vocação musical local à Alemanha e à Suíça, em primeira turnê na Europa. O repertório do Sommerkonzert contemplava composições brasileiras, regionais, latino-americanas, folclore alemão e obras internacionais. Durante a turnê, o grupo teve a oportunidade de se apresentar em dez concertos, incluindo colaborações com corais e orquestras da Alemanha. Desde então, o Conjunto Instrumental já realizou quatro turnês pela Europa, com edições em 2015, 2017, 2020 e 2023, e a próxima está programada para 2026.
Há 20 anos: Rota Germânica movimentava o turismo em Teutônia
Conforme balanço divulgado em 2005, a Rota Germânica havia atraído mais de três mil visitantes a Teutônia no ano anterior. Criada em 2001, o projeto foi o primeiro roteiro turístico da região dos Vales e Montanhas, com o objetivo de transformar propriedades rurais em produtos turísticos. Inicialmente, o circuito era composto por 14 pontos de visitação dentro de Teutônia. Já em 2005, a iniciativa visava expandir suas fronteiras, com a ideia de criar um roteiro que integrasse diversos municípios da região. Hoje, a Rota Germânica mantém apenas alguns dos pontos turísticos originais.