23 de agosto de 2025
11ºC | Tempo nublado

TRADIÇÃO NO VAREJO

Há mais de meio século, Lojas Certel mantêm foco em inovação e vínculo com o cliente

Da primeira loja de materiais elétricos à consolidação de uma das principais redes de varejo do interior do estado. A evolução do braço varejista da Certel segue o desenvolvimento da cooperativa e se adapta para acompanhar as transformações do mercado

31/07/2025 | 15:14 Atualização: 31/07/2025 | 15:16
A rede adota padrão de atendimento que valoriza vínculo com cliente, sem perder o foco técnico | Foto: Sara Ávila
A rede adota padrão de atendimento que valoriza vínculo com cliente, sem perder o foco técnico | Foto: Sara Ávila

Mais do que uma referência em geração e distribuição de energia, a Certel também dispõe de uma atuação consolidada no setor varejista. Com uma rede composta por mais de 30 lojas, oferece linhas de eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e utilidades para o lar, entre outros. Com mais de cinco décadas de história nesse segmento, o braço comercial da cooperativa cresceu junto com a própria Certel, acompanhando as transformações do mercado e os hábitos de consumo das comunidades atendidas.

A origem do varejo Certel remonta a 1966, quando foi instalada a primeira loja de materiais elétricos na então Vila de Teutônia. Em 1971, foi inaugurada a primeira filial, em Lajeado. À época, o objetivo era fornecer aos associados da então recém-implantada rede de distribuição de energia os itens necessários para usufruir dos benefícios proporcionados pela eletrificação. As primeiras unidades funcionavam também como pontos de atendimento geral da cooperativa, prestando serviços diversos além do varejo.

“Nasceu de uma necessidade das comunidades, que passaram a ser abastecidas pela energia, mas não tinham onde comprar aparelhos elétricos, como geladeiras, freezers, equipamentos da época”, comenta o gerente de Vendas da Certel, Marcelo Soares.

Ao longo do tempo, o varejo da Certel diversificou o mix de produtos, ampliando também a oferta de serviços. Um dos destaques atuais é o segmento de móveis, reconhecido pela qualidade e diversidade. Entre os diferenciais, está o projeto de “venda projetada”, já implantado em parte da rede e em expansão para as demais. Nessa modalidade, o cliente pode simular, em um computador, a organização e o desenho dos móveis em seus ambientes, com auxílio do vendedor, customizando a solução em mobília.

Com armazenagem e logística própria, por meio do Centro de Distribuição localizado no Bairro Teutônia, a rede de lojas da Certel garante agilidade, qualidade e segurança para os associados/clientes.

A rede também oferece uma série de serviços financeiros. Desde uma garantia complementar para um eletrodoméstico até consórcio. “A gente atende hoje toda a demanda de consórcio, por meio de carta de crédito, para aquisição de casa, carro, móveis, realização de uma festa, enfim. Toda essa carteira é atendida por cartas de consórcio”, comenta o gerente de Vendas.

“Academia de Vendas”

Entre os diferenciais da marca, está o padrão de atendimento baseado na criação de vínculo com o cliente, sem abrir mão do profissionalismo. A estratégia é reforçada pela Academia de Vendas, realizada trimestralmente com os mais de 230 colaboradores, como forma de manter a cultura interna e o padrão de qualidade em alta. Os resultados aparecem nas pesquisas de satisfação: o índice NPS (Net Promoter Score) da Certel saltou de médias em torno de 65 a 70 pontos para patamares acima de 90 atualmente.

Outro destaque é o Clube Certel, programa de fidelidade em que, ao realizar o pagamento da fatura de energia ou compras nas lojas da cooperativa, o associado/cliente acumula pontos para serem utilizados em outras compras nas lojas da rede.

Mais um ponto forte está nas condições facilitadas de crediário. A partir do lançamento da Securitizadora, em fevereiro deste ano, a nova estrutura financeira viabiliza taxas de juros mais competitivas, maior prazo e tempo de carência nas compras no varejo. “A Securitizadora financia parte do crediário das lojas, o que permite excelentes condições para o cliente”, explica Soares.

Com uma rede composta por mais de 30 lojas, rede de varejo oferece linhas de eletrodomésticos, eletrônicos, móveis, utilidades para o lar e outros itens | Foto: divulgação

Descentralização e e-commerce

Nos últimos anos, a Certel reforçou o modelo de atendimento integrado. Atualmente, várias unidades funcionam como lojas e pontos de relacionamento com o associado, permitindo o encaminhamento de demandas relacionadas a todos os serviços da cooperativa, não apenas às vendas. O plano é estar cada vez mais próximo do associado e do cliente.

No ambiente digital, a Certel investe cada vez mais em estratégias voltadas à inovação e à expansão do e-commerce. Após avanços impulsionados pela pandemia, a plataforma online passou por uma ampla reformulação em 2023, facilitando a experiência virtual do cliente. O objetivo é ampliar ainda mais a presença online nos próximos anos, por meio da adoção do modelo de marketplace, parcerias com fornecedores e a chamada “prateleira infinita”, que permite disponibilizar uma gama maior de produtos pela web.

Lojas Certel oferecem hoje amplo mix de produtos,
além de soluções financeiras | Foto: divulgação

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.