O Hospital Ouro Branco firmou, em fevereiro de 2024, uma parceria com a Cooperativa Certel, para a aquisição de energia através do mercado livre. Neste primeiro ano, a economia acumulada é de R$ 92.082,10, o que representa uma redução de praticamente 20% nos custos de energia. Outra vantagem é que o HOB evitou a emissão de 41,52 toneladas de gás carbônico (CO₂) na atmosfera, o que corresponde ao plantio de mais de 290 árvores.
Nesta sexta-feira (27), foi realizada a primeira reunião de análise crítica do projeto, com a participação da direção e equipe técnica do HOB, do analista de relacionamento com clientes da Certel, William Ludwig Prates, e da assistente administrativa da cooperativa, Kelly de Azevedo Horst. O encontro discutiu ações de melhoria contínua e alinhou os próximos passos para aprimorar a eficiência energética da casa de saúde.
Conforme a direção, a iniciativa tem o intuito de reforçar o compromisso do HOB com a sustentabilidade e a adoção de boas práticas ESG (Environmental, Social and Governance), integrando-se ao Programa Preserva HOB, e tem o objetivo de contribuir para que o hospital alcance a Acreditação Plena Nível 2 ONA.
Principais vantagens da compra de energia no mercado livre:
- Ausência de bandeiras tarifárias;
- Maior confiabilidade no suprimento de energia;
- Preço fixo, independentemente do horário de consumo;
- Competitividade e liberdade de negociação;
- Previsibilidade orçamentária;
- Sustentabilidade e menor impacto ambiental.