Instituir um polo capaz de elevar o atendimento em saúde microrregional a um novo patamar. Com esse propósito, evento do Hospital Ouro Branco (HOB) reuniu líderes políticos, empresários, dirigentes de entidades diversas e profissionais de saúde, na manhã deste sábado (22), no Auditório do Sicredi.
O objetivo da programação foi apresentar o novo plano do HOB denominado “Polo de Saúde”, que inclui, além de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), outros atendimentos e serviços até então não disponíveis em nível local. A intenção é suprir as principais carências do setor na microrregião, por meio da construção de um novo centro de atendimento junto à casa de saúde.
A programação iniciou com discurso do presidente da Associação Beneficente Ouro Branco, Marco Aurélio Weber. Ele exaltou a importância de mobilização de esforços para viabilizar financeiramente o projeto de instituição de um polo de saúde em Teutônia.
A arquiteta Cristiana Ferstenseifer detalhou o projeto, por meio de imagens. A estrutura contará com 5.600 metros quadrados, com cinco pavimentos. O empreendimento deverá incluir UTI, oncologia e banco de Sangue (5º andar); internação com 25 novos leitos (4º); Instituição de Longa Permanência (3º); hemodiálise e parte administrativa (2º); e ambulatório de especialidades e centro ambulatorial (1º).
Diretor executivo do HOB, José Paulinho Brand, falou sobre a parte orçamentária. O valor necessário para a obra é R$ 52,5 milhões, a ser viabilizado em quatro anos. Segundo ele, a instituição decidiu alterar a estratégia de mobilização pela UTI pelo novo projeto de Polo de Saúde devido, principalmente, aos acontecimentos de maio de 2024, em que as necessidades em saúde ficaram ainda mais evidentes.
Mobilização
O prefeito de Teutônia e presidente do G8 – entidade que articula oito cidades da microrregião –, Renato Altmann, ressaltou que, apesar de ser um “projeto audacioso”, trata-se de uma necessidade para a população local. Segundo ele, um amplo movimento que envolva prefeituras, governos estadual e federal, deputados, vereadores, Poder Judiciário e empresas poderá ser capaz de viabilizar o empreendimento.
Vice-presidente da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat) e presidente da câmara de Teutônia, Luias Wermann, disse que a mobilização ganha força e que não pode mais recuar. Citou deputados que já contribuíram ou sinalizaram com repasses para o projeto.
A atividade contou ainda com pronunciamentos de diversas autoridades, que se comprometeram na busca por recursos para tirar o projeto do papel. Todos foram unânimes com a relevância do empreendimento, não apenas para Teutônia, mas para todo o Vale do Taquari.
Conta Sicredi
Presidente da Sicredi Ouro Branco RS/MG, Neori Abel, enalteceu os princípios cooperativistas que fazem parte do DNA da comunidade local e que motivam a instituição a ser apoiadora do projeto. A programação foi marcada também pelo lançamento de uma conta bancária Sicredi para centralizar as arrecadações. Confira os detalhes:
Banco : Sicredi
Agência: 0119
Conta: 70347 -1
Chave Pix: uti@hospitalourobranco.com.br