30 de outubro de 2025
16ºC | Tempo nublado

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

Hospital Ouro Branco é contemplado com ambulatório de Coloproctologia

Investimento foi anunciado pelo Governo do Estado nessa quarta-feira, 29, e integra o Programa Assistir RS. Instituições de Arroio do Meio e Progresso também receberão unidades

Por: Assessoria de Imprensa

30/10/2025 | 16:16
| Foto: Arquivo/Informativo Regional
| Foto: Arquivo/Informativo Regional

O Governo do Estado anunciou,  nessa quarta-feira, 29,  a implantação de 62 ambulatórios em hospitais de todas as regiões. Serão investidos R$ 56,1 milhões por meio do Programa Estadual de Incentivos Hospitalares (Assistir) para diferentes especialidades, a fim de reforçar as consultas  e cirurgias nos serviços de referência. No Vale do Taquari, os Hospitais Ouro Branco, de Teutônia, e São José, localizado em Arroio do Meio, receberão unidades voltadas para o atendimento de Coloproctologia.  Já o Hospital Santa Isabel, de Progresso,  será porta de entrada. A iniciativa também integra o programa SUS Gaúcho, lançado recentemente.

Com a ampliação, o Assistir passa a contar com 508 ambulatórios que recebem incentivos financeiros do Estado, um aumento de mais de 400% em relação ao início do programa, em agosto de 2021, quando 101 recebiam incentivos. “Queremos que cada instituição aperfeiçoe sua gestão, porque o papel do poder público não é cobrir ineficiências, mas apoiar quem trabalha com compromisso e responsabilidade. Nosso recurso é finito e precisa ser muito bem aplicado. Mesmo que sobrasse dinheiro, ele teria que voltar à população com responsabilidade”, afirmou o governador Eduardo Leite.

Fortalecimento

Em nota, o Hospital Ouro Branco  afirmou que o novo serviço “reforça o compromisso na ampliação do acesso da população do Vale do Taquari a atendimentos especializados, a fim de fortalecer a rede assistencial e garantir maior resolutividade no cuidado aos pacientes”.

A casa de saúde foi representada no evento pelo diretor executivo, Gilson Silveira, e pela gerente assistencial, Taila Anschau. Também participaram a secretária de Saúde de Teutônia, Marlene Metz, e o subsecretário da Saúde, Natanael Anastácio.  O Ambulatório deverá ser estruturado nos próximos meses.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.