O Hospital Ouro Branco anunciou a suspensão das cirurgias eletivas em função da demissão voluntária da equipe de anestesistas. A medida entrou em vigor nessa quarta-feira, 1º, e deve seguir por tempo indeterminado. Após a confirmação da saída coletiva, a casa de saúde comunicou pacientes, prefeituras, Secretaria Estadual de Saúde, 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e demais órgãos.
De acordo com o diretor executivo, José Paulinho Brand, dois fatores podem ter contribuído para a saída coletiva dos profissionais, sendo que o principal seria o fato de o município ainda não possuir UTI. Desta forma, como a casa de saúde não atende casos de alta complexidade, por exemplo, o cenário é considerado pouco atrativo para manter ou captar novos profissionais.
Com base em um relatório elaborado pelo Departamento de Medicina Preventiva da Universidade de São Paulo (USP), Brand acrescentou que também há carência desta especialidade, sobretudo nas pequenas e médias cidades pelo Brasil afora. Mesmo com altos salários. “Portanto, se trata de um problema mais amplo, uma dificuldade geral, infelizmente”, lamenta. Há cerca de dois meses, a Prefeitura de Teutônia havia firmado um convênio com o hospital, no valor de R$500 mil, voltado à realização das cirurgias.
Medidas
Em nota assinada por Brand e pelo diretor médico Dr. Guilherme Vogt, o Hospital Ouro Branco afirma que os procedimentos eletivos serão retomados apenas após a recomposição da escala. Logo, haverá reagendamentos e recuperação das metas contratuais, de acordo com a disponibilidade do plantão da equipe anestésica.
Ainda, os gestores mencionam que casos de urgência e emergência serão “devidamente avaliados pelos profissionais de cada especialidade, e quando necessário, encaminhados a serviços de referência, conforme orientações da equipe”. Em paralelo, é enfatizada que a foi iniciada a busca de alternativas no mercado para restabelecer a normalidade do serviço o mais breve possível, com o objetivo de “assegurar a continuidade do atendimento de qualidade e segurança que caracteriza a instituição”.