13 de outubro de 2025
14ºC | Tempo limpo

LEVANTAMENTO INÉDITO

IBGE inicia pesquisa sobre impactos das enchentes de 2024

Coleta por telefone vai até 19 de dezembro e envolve 133 municípios. Em Teutônia e região, procedimento está previsto para o fim de outubro

15/09/2025 | 14:58
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou nesta segunda-feira, 15, a Pesquisa Especial sobre as Enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul (PEERS). O levantamento, inédito e de caráter experimental, será realizado até 19 de dezembro, exclusivamente pelo telefone (21) 2142-0123.

A pesquisa deve abranger mais de 30 mil domicílios em 133 municípios atingidos pelas enchentes, com base em contatos cadastrados no Censo Demográfico de 2022. O questionário feito por agentes do Instituto aborda impactos imediatos após as inundações, características socioeconômicas das famílias, acesso a serviços e auxílio recebido, além da avaliação das condições de vida após o desastre. Conforme o cronograma, a divulgação dos resultados está prevista para o primeiro semestre de 2026.

Coleta dos dados

A coleta será dividida por regiões do estado, com cronograma escalonado até novembro. Na primeira fase, entre 15 e 26 de setembro, serão contatados moradores de 12 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, incluindo Canoas, Esteio, Gravataí, Guaíba, Nova Santa Rita, Porto Alegre e Sapucaia do Sul.

Nos Vales do Taquari e Rio Pardo, além da Região Centro-Serra, os contatos devem ocorrer entre os dias 20 e 31 de outubro, o que inclui Teutônia, Paverama, Poço das Antas, Paverama, Imigrante e Colinas.  Os municípios de Westfália e Fazenda Vilanova ficaram de fora da lista.  No caso de Boa Vista do Sul, o procedimento se dará somente em novembro, entre os dias 10 e 14. A cidade faz parte do grupo compreendido pela região Caxias do Sul-Bento Gonçalves-Nova Prata.

Propósito

Segundo o IBGE, o objetivo é identificar como a população foi afetada durante o desastre e avaliar a situação um ano após os eventos. Entre os temas investigados estão danos aos domicílios, acesso a serviços, perdas materiais, saúde física e mental, condições de trabalho e educação, além de medidas de prevenção e recuperação.

As entrevistas serão feitas por cerca de 100 agentes do Centro de Entrevista Telefônica Assistida por Computador (CETAC). Os moradores podem confirmar a identidade do entrevistador pelo telefone 0800 721 8181 ou pelo e-mail peers@ibge.gov.br.  O IBGE acrescenta que o informante necessita ter, ao menos, 14 anos e ter estado presente no seu domicílio em algum momento no período da enchente, entre abril e maio do ano passado.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.