O município de Teutônia recebeu nesta terça-feira, 19, o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, acompanhado da secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann. A comitiva foi recepcionada por lideranças locais e regionais, em um encontro que teve como pauta central a saúde e a infraestrutura viária.
A principal demanda apresentada foi a implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Ouro Branco, que integra o projeto do Polo de Saúde, a fim de contemplar serviços de hemodiálise; endoscopia e colonoscopia, ambulatório de especialidades, Centro Cirúrgico Ambulatorial, clínica de fisioterapia e Reabilitação; 20 leitos de longa permanência – ILPI; 25 novos leitos de Internação; 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI; Banco de Sangue; e Oncologia Ambulatorial.
A solicitação é uma reivindicação conjunta dos oito municípios que integram a Associação dos Municípios do Sol Nascente (Amsol), considerando a necessidade de ampliar o atendimento hospitalar de média e alta complexidade para a população regional.
De acordo com os gestores municipais, a implantação da UTI é urgente e essencial, pois garantirá maior resolutividade nos atendimentos, reduzirá a necessidade de deslocamentos para outras cidades e fortalecerá a rede de saúde no Vale do Taquari.
Além da saúde, foram tratadas pautas ligadas à infraestrutura viária, com destaque para a necessidade de recuperação da RS-419, que liga Teutônia a Poço das Antas, e a pavimentação da Estrada Geral de Linha Clara, no trecho que conecta à Linha Frank, interligando com Westfália.
Os gestores reforçaram que as melhorias viárias são fundamentais para o escoamento da produção, mobilidade da comunidade e integração regional, além de garantir uma rota alternativa em situações de enchente.
O encontro foi marcado pela importância do diálogo direto com o governo do Estado, reforçando a união dos municípios em torno de pautas comuns e fundamentais para o desenvolvimento regional.