Uma frente fria deve provocar mudança no tempo no Rio Grande do Sul neste fim de semana, trazendo chuva e risco de temporais isolados em diferentes regiões do estado.
Neste sábado, 7, o sistema frontal avança pelo território gaúcho. A chuva atinge inicialmente o Sul ainda no começo do dia, mas o tempo tende a melhorar ao longo das horas. Já do Centro para o Norte do estado, a instabilidade aumenta no decorrer do sábado. Este deve ser o dia com registro de precipitação no maior número de municípios, embora de forma irregular. Em pontos isolados, a chuva pode ser forte, com alta probabilidade de temporais.
O principal efeito não será a queda acentuada das temperaturas, mas a moderação do calor. O Oeste do estado ainda deve registrar calor no fim de semana, porém sem os extremos observados nos últimos dias. Nas demais regiões, as temperaturas ficam mais amenas, e em várias cidades do Sul e do Leste as máximas não devem chegar aos 30ºC neste sábado e no domingo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três novos alertas de “perigo potencial” a partir deste sábado, data em que se encerra o alerta vermelho por calor intenso. Dois avisos de nível amarelo entraram em vigor à 1h. Um deles, válido até as 19h, aponta possibilidade de granizo, rajadas de vento de até 60 km/h e chuva de até 30 milímetros por hora em quase todo o Estado, com exceção do Extremo Norte. O outro alerta, válido até as 18h de domingo, 8, abrange todo o Rio Grande do Sul e indica declínio de temperatura, com marcas entre 3°C e 5°C abaixo da média.
Um terceiro aviso de tempestade, também amarelo, passa a valer ao meio-dia de sábado, atingindo o Extremo Norte e a faixa de divisa com Santa Catarina. Nessas áreas, há possibilidade de granizo e acumulados de até 50 milímetros de chuva até o meio-dia de domingo.