10 de abril de 2025
19ºC | Chuvas esparsas

ilustre cidadã

“Jamais esquecerei a recepção que tive em Teutônia, após a conquista do Miss Brasil”

O quadro Ilustre Cidadã entrevista Gabriela Markus

30/01/2025 | 09:21 Atualização: 05/03/2025 | 14:22

Ícone da beleza nacional, Gabriela Markus, 36 anos, é formada em Engenharia de Alimentos, pela Ufrgs, e pós-graduada em Psicologia Positiva e Ciência do Bem-Estar e Auto Realização, pela PUC. No ano de 2012, foi eleita Miss RS, Miss Brasil e ficou em 5o lugar no Miss Universo.

Como foi o início nas passarelas?

Gabriela Markus – Nunca tive o sonho de ser modelo e ser Miss Brasil nunca passou pela minha cabeça, parecia algo muito distante. Eu gostava de jogar vôlei e pensava em ser jogadora. Eu e minha irmã, Daniela, fizemos um curso de modelo e passarela (em Teutônia mesmo), quando eu tinha 13 anos. Incentivada por minha mãe e minha irmã, participei do primeiro concurso e fui eleita Rainha da Indústria e Comércio do RS, em 2007. Foi uma surpresa muito grande ter sido eleita. Depois, participei do Miss RS, em 2010, e fiquei em 2o lugar. E 2012 foi um ano mágico: fui eleita como Miss RS, Miss Brasil, no Ceará, e fiquei com o 5º lugar no Miss Universo, em Las Vegas (EUA), dentre 89 candidatas. Foi inesquecível.

Como é esta rotina?

Gabriela – Faz muitos anos que participei dos concursos, mas lembro que a rotina era dividida entre a preparação e os estudos. Na época, estava na faculdade e fazia tudo ao mesmo tempo, depois acabei trancando por 2 anos. Além de academia, fazia massagens e drenagens. Alguns cursos de maquiagem também me ajudaram a saber me maquiar sozinha. Fiz algumas aulas de passarela e alguns ensaios de fotos.

Qual momento consideras o teu auge?

Gabriela – Com certeza foi participar do Miss Universo, o maior concurso de beleza internacional. Ter conquistado o 5º lugar foi algo nunca imaginado em minha vida. Da mesma forma, jamais esquecerei a recepção que tive em Teutônia, após a conquista do Miss Brasil. O desfile no caminhão dos bombeiros, os cartazes em frente às escolas, a Orquestra de Teutônia tocando “Simply the best” – canção imortalizada na voz de Tina Turner – quando cheguei na prefeitura para o discurso. Me arrepio até hoje quando escuto essa música e relembro de tudo. Depois, também tive lindas oportunidades de viajar pelo Brasil e conhecer 16 estados. Participei de vários desfiles, entre eles o São Paulo Fashion Week, e fui capa de algumas revistas.

Como foi a experiência na política?

Gabriela – Concorri a deputada estadual pelo PMDB, em 2014. Fiz uma excelente votação, 26.324 mil votos, mas mesmo assim não foi suficiente para ocupar uma cadeira no legislativo. Fiquei na quinta suplência e nunca fui chamada para exercer o cargo, mesmo o partido estando no governo. Em 2015, atuei como secretária adjunta de Turismo, Esporte e Lazer do RS. Estar na política como mulher e jovem foi algo muito desafiador para mim, levei muitas “rasteiras” de colegas de partido. Na verdade, ninguém quer perder o seu espaço e acaba fazendo de tudo para que o “novo” não se destaque. Percebi muitas coisas com as quais não concordava e decidi me afastar. Naquele mesmo ano abri o meu negócio, uma franquia de cosméticos e trabalhei com isso até 2021.

Quais tuas atividades atualmente?

Gabriela – Muitas portas se abriram desde que venci o Miss Brasil. Sempre levei em paralelo o trabalho de divulgação e propaganda para marcas e empresas, como influenciadora digital. Mas eu gosto mesmo é de me intitular como comunicadora. Tenho facilidade e experiência com comunicação, propaganda e divulgação para empresas, marcas e negócios, através de vídeos, fotos, entrevistas, visitas e desenvolvendo projetos específicos para cada novo cliente. Hoje, atuo como embaixadora de algumas marcas e porta voz para empresas de diversos setores: moda, beleza, mobiliário, automotivo, hoteleiro, decoração e alguns outros. No ano passado, trabalhei como âncora do Jornal da Pampa, algo que me realizou muito, porém não consegui administrar minha agenda de trabalhos e rotina familiar com o trabalho na TV, que é ao vivo, todos os dias. Foram mais de 150 programas apresentados e foi fantástico, algo que me realizou muito. Quem sabe, no futuro, eu volte. Além disso, ministro cursos e palestras para meninas e mulheres que querem aprender sobre postura, passarela, etiqueta e elegância. São muitas vivências e experiências para ensinar e compartilhar tudo que aprendi ao longo desses 12 anos.

Qual a mensagem que deixas para quem quer entrar no mundo da beleza?

Gabriela – Hoje tudo está mais acessível e, de certa forma, mais fácil de acompanhar, de se informar e aprender. Mas acredito que a determinação é o grande diferencial para chegar onde você quiser, isso vale para qualquer profissão. Não abandone os estudos, tente estudar em paralelo e se formar em algo que goste. Ser uma pessoa culta e com conhecimentos gerais vai sempre te levar mais longe.

 

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.