19 de novembro de 2025
24ºC | Tempo nublado

KARTISMO INFANTIL

Jovem teutoniense conquista o Campeonato Beltronense de Kart

Aos 8 anos, Antonio Daniel Blau se prepara para o 60º Campeonato Brasileiro de Kart e nutre o sonho de chegar à Fórmula 1

13/11/2025 | 10:49 Atualização: 13/11/2025 | 10:51
Antonio Daniel Blau já coleciona troféus e é um prodígio no esporte de velocidade | Fotos: divulgação
Antonio Daniel Blau já coleciona troféus e é um prodígio no esporte de velocidade | Fotos: divulgação

O teutoniense Antonio Daniel Blau, com apenas 8 anos, conquistou, no sábado, 8, o título do Campeonato Beltronense de Kart, na categoria Mirim. A competição, organizada pela Federação Paranaense de Automobilismo (FPK), reuniu pilotos do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e as provas foram disputadas no Beltrão Kart Clube, de Francisco Beltrão. Ao todo, foram três etapas, mas Antonio participou de duas e, por critério de descarte de pontos, somou 74 de 76 possíveis.

Filho do lajeadense Alex Fernando Blau e da teutoniense Ana Paula Fraga, Antonio reside há 6 anos em Porto Alegre e tem um sonho: “Quero ser piloto de Fórmula 1. Sei que é difícil, que preciso me dedicar muito, mas, com o apoio da minha família, acredito que conseguirei chegar lá”, detalha o menino.

O pai atesta que o propósito do garoto é esse mesmo. “A gente sabe que é um sonho absurdamente difícil, pois cerca de 0,01% dos pilotos de kart chegam na principal categoria do automobilismo mundial. Mas enquanto houver essa chance a gente não deixará de acreditar e apoiar. E o sonho é dele mesmo, até porque eu não sou kartista, então é ele que está me puxando para a responsabilidade”, resume o pai do jovem talento. 

A próxima competição da qual o menino participará ocorre de 17 a 29 de novembro: é o 60º Campeonato Brasileiro de Kart, no Beto Carrero (município de Penha-SC), que já bateu o recorde mundial de inscritos, com mais de 630 pilotos, dos quais 30, do mais alto nível no Brasil, apenas na categoria Mirim. “A expectativa nesse campeonato é tentar entrar na zona de pontuação. Sabemos do nível altíssimo que vamos enfrentar, até porque paticiparão pilotos com até 10 anos na categoria”, pondera Alex.

O kart representa a porta de entrada para grandes carreiras no esporte a motor

Recursos

O automobilismo é uma das modalidades esportivas mais populares e apaixonantes do Brasil. Entretanto, a base da formação de pilotos ainda carece de apoio estruturado. O kart representa a porta de entrada para grandes carreiras no esporte a motor e exige, desde cedo, dedicação, preparo físico, equilíbrio emocional e aperfeiçoamento técnico. 

Para competir nesse seleto esporte, a questão financeira é um grande obstáculo. Em virtude disso, a Associação Desportiva Porto-alegrense (Adesp/RS) elaborou o projeto Jovens na Pista, com o objetivo de beneficiar talentos da modalidade a alcançar preparação técnica para participar de campeonatos de alto nível. A proposta já está aprovada pela Lei de Incentivo ao Esporte e consiste na captação de recursos através dos impostos que as empresas pagam anualmente.

Os recursos possibilitam aos jovens participar de provas com grande visibilidade no cenário nacional, como o Campeonato Brasileiro de Kart, a Copa Brasil de Kart, o Sul-Brasileiro, a Copa São Paulo Light, a Copa Beto Carrero, os campeonatos Gaúcho, Catarinense, Paranaense e outros citadinos, sempre com cobertura de mídia especializada, transmissões ao vivo e ampla divulgação em redes sociais.

Para saber mais sobre como aderir ao projeto, as empresas interessadas podem entrar em contato com Alex, pelo fone/WhatsApp (51) 981470312, ou pelos e-mails alexfblau@gmail.com e projetos.proesporters@gmail.com. As contribuições podem ser feitas pela conta captação 49631-6, da agência 3527-0 do Banco do Brasil.

Antonio no ponto mais alto do pódio na conquista do Campeonato Beltronense de Kart, no dia 8

 

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.