A Justiça Eleitoral deverá iniciar, nos próximos dias, o envio de mensagens via WhatsApp para eleitores que ainda não realizaram o cadastramento biométrico. O aviso será encaminhado apenas aos cidadãos que têm o número de telefone atualizado junto à Justiça Eleitoral.
A expectativa é de que grande parte desse público seja composta por pessoas que emitiram o título de eleitor durante o período das enchentes, quando os atendimentos presenciais nos cartórios estavam suspensos e a solicitação foi realizada exclusivamente pela internet.
Para reforçar o chamamento e evitar filas próximas ao fechamento do cadastro eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), por meio da Assessoria de Comunicação Social (ASCOM), lançou a campanha “Sua Digital, Nossa Cidadania”. A ação tem como foco incentivar o comparecimento dos eleitores que ainda não passaram pela coleta das digitais, especialmente nas zonas eleitorais que registram menor índice de biometria.
Estratégias de divulgação
A campanha está sendo executada com materiais digitais e impressos, além de mídias locais. Entre as ações adotadas estão os cartazes e folders distribuídos em cartórios eleitorais e locais de grande circulação, além de spots de rádio, produzidos pela ASCOM.
Os municípios atendidos pela zona eleitoral registram atualmente o seguinte número de pessoas que ainda não realizaram o procedimento:
-
Teutônia: 1.131
-
Imigrante: 85
-
Westfália: 98
-
Poço das Antas: 47
-
Paverama: 261
A coleta biométrica é obrigatória e visa garantir maior segurança ao processo eleitoral. Eleitores sem biometria devem procurar o cartório eleitoral de sua cidade para regularizar a situação.