4 de fevereiro de 2026
33ºC | Tempo limpo

DESPEDIDA AO FRADE FRANCISCANO

Líder do movimento camponês é velado em Imigrante

Com passagem pelo Vale do Taquari, Frei Sérgio Görgen era ligado aos movimentos sociais de luta pela reforma agrária

04/02/2026 | 11:34
Frei Sérgio Görgen
Frei Sérgio Görgen

O Convento São Boa Ventura sedia nessa quarta-feira, 4, o velório de Frei Sérgio Görgen, liderança histórica do movimento camponês no Brasil. Natural de Não-Me-Toque, ele havia falecido na terça-feira, 3, aos 70 anos, em decorrência de um infarto, em Hulha Negra.

Membro da Ordem dos Franciscanos, Frei Sérgio era militante de organizações de luta pela reforma agrária e teve participação direta na fundação do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Durante a juventude, teve passagem pelo Vale do Taquari, onde cursou o 2º grau em Taquari e ingressou na vida religiosa em Daltro Filho.

O religioso, que também era escritor e considerado um intelectual das causas populares, seguia a Teologia da Libertação, corrente do cristianismo que enfatiza a opção preferencial pelos pobres e a luta contra a injustiça social. Entre os livros de sua autoria, estão “Trincheiras da Resistência Camponesa”, “A Gente Não Quer Só Comida” e o “Massacre da Fazenda Santa Elmira”, em que narra episódio do qual foi sobrevivente, em Salto Jacuí.

O frade franciscano também foi dirigente de movimentos sociais e atuou como deputado estadual, pelo Partido dos Trabalhadores, entre 2002 e 2006. Após seu falecimento, diversas autoridades políticas manifestaram notas de pesar, entre elas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O sepultamento ocorrerá no Cemitério dos Freis, no próprio Convento São Boa Ventura, às 16h.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.