4 de julho de 2025
13ºC | Tempo nublado

ILUSTRE CIDADÃO

“Mais do que proteger marcas, nosso trabalho é cuidar de sonhos e projetos de vida”

O quadro Ilustre Cidadão entrevista Vinícius Christ

26/06/2025 | 10:53 Atualização: 26/06/2025 | 15:09
Vinícius Christ
Vinícius Christ

O jovem teutoniense Vinícius Christ, de apenas 30 anos, tem uma história ligada ao voluntariado, através do Rotaract Club de Teutônia, entidade que ajudou a fundar. É advogado, mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. Proprietário da Marcauten Propriedade Intelectual, além de personalidades nacionais, como Joel Jota, Carlos Busch e Tiago Nigro, atende clientes de diversos países.

Como foi a criação do Rotaract no município? 

Vinícius Christ O Rotaract Club de Teutônia foi oficialmente fundado em 13 de março de 2016, por um grupo de jovens do qual tive o privilégio de fazer parte. Durante minha trajetória no clube, ocupei o cargo de vice-presidente e também atuei em diferentes diretorias, especialmente nas áreas de comunicação e gestão.

Quais os grandes resultados do Rotaract para Teutônia?

Christ O Rotaract de Teutônia sempre se destacou pela sua atuação social e pelo impacto positivo na comunidade. Durante minha participação iniciamos o apoio ao projeto do Caminhão Iluminado do Corpo de Bombeiros Voluntários, arrecadando recursos para as primeiras luzes que iluminaram o caminhão. Também participamos da campanha que presenteou um morador de um lar de idosos com uma gaita, realizando o sonho dele de voltar a tocar o instrumento. Outro projeto marcante foi o início do “15 Anos dos Sonhos”, que proporciona uma noite especial para adolescentes em situação de vulnerabilidade. Além disso, colaboramos com uma importante campanha de conscientização no trânsito: empresas locais patrocinaram placas instaladas em pontos estratégicos da cidade, com mensagens visuais de impacto para alertar os motoristas sobre a importância de uma condução segura. Hoje, mesmo não fazendo mais parte do Rotaract, sigo admirando a dedicação e o empenho dos novos integrantes, que continuam levando adiante a missão de inclusão social e auxílio ao próximo.

Como surgiu a ideia de criar uma empresa focada no registro de marcas?

Christ Percebi que muitos dos nossos clientes nos procuravam em busca de soluções relacionadas à proteção de marca. Diante disso, identificamos um nicho de mercado especializado que merecia atenção. Assim, além do escritório de advocacia, criamos a Marcauten Propriedade Intelectual. Atuamos com registro de marcas, proteção de patentes, softwares e direitos autorais. Eu cursei o mestrado e minha sócia, também advogada, é especialista com pós-graduação na área. O foco no cliente, aliado à dedicação, empenho e muito estudo, nos levou a alcançar a posição de maior empresa do ramo do Vale do Taquari.

Qual o alcance da atuação de vocês atualmente?

Christ Nossa atuação abrange a proteção de mais de 1.000 ativos intelectuais, tanto no Brasil quanto no exterior. Contamos com uma carteira de clientes distribuída por praticamente todos os estados da federação. Além disso, prestamos serviços de proteção de marcas em diversos países, estando presentes em quatro continentes, com registros e acompanhamentos nos EUA, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Argentina, Índia, África, China e países da União Europeia. Nosso portfólio inclui, ainda, a assessoria a diversas personalidades públicas de destaque. Em âmbito estadual, atendemos nomes como El Topador, Professor Salomão; já em nível nacional, prestamos serviços a referências como Joel Jota, Carlos Busch e Tiago Nigro. Adicionalmente, somos responsáveis pela proteção de importantes ativos industriais, incluindo a Mobensani, a maior fabricante de peças de reposição automotiva do Brasil.

Imaginavas que o negócio atingiria esta proporção?

Christ Quando iniciamos qualquer projeto, é natural sentir aquele frio na barriga e lidar com a incerteza sobre o que está por vir. Com a Marcauten, não foi diferente. Mas, desde o começo, tivemos clareza de que o caminho seria feito com muito foco, especialização e, principalmente, colocando o cliente no centro de tudo o que fazemos. Buscamos constantemente nos diferenciar, oferecendo um atendimento próximo, humano e com alto nível técnico. Acredito que essa combinação foi fundamental para chegarmos até aqui e nos impulsiona para irmos muito mais longe. Mais do que proteger marcas, nosso trabalho é cuidar dos sonhos e projetos de vida de cada pessoa que confia em nós.

Leia também as Edições Impressas.

Assine o Informativo Regional e fique bem informado.