A agricultora Vera Klein, natural de Linha Germano, nasceu em 4 de agosto de 1942 e tem 82 anos. Casada há 60 anos com Nilo Klein, a mãe de Soeli Claudete e Luís Fernando se orgulha da participação e da representatividade na terceira idade de Teutônia. Em 2001, ela e o marido foram eleitos Rei e Rainha da Melhor Idade; em 2009, Vera recebeu dois títulos: o de soberana de Teutônia e o título de Miss Simpatia do Vale do Taquari, em Cruzeiro do Sul, disputando com nove candidatas.
Como foi sua vida durante a infância e a adolescência?
Vera Klein – Sempre morei aqui em Linha Germano. Trabalhei na agricultura, junto com minha família, e frequentei o grupo de juventude evangélica.
Como a senhora conheceu o seu marido?
Vera – Nos conhecemos num baile no extinto salão do Ervino Hoffstäter, na Cidade Baixa, em Paverama. E desde que nos conhecemos, ficamos juntos. Ele foi prestar o Serviço Militar, em 1964, mas noivamos antes. Depois, em janeiro de 1965, casamos. Eu tinha 22 e o meu marido ainda não estava com 19 anos.
Quando foi a fundação do grupo de idosos Vida Alegre, de Linha Germano?
Vera – Foi em 10 de novembro de 1999. Somos sócios fundadores. Eu e meu marido fomos o segundo casal Rei e Rainha do município, em 2001/2002. A escolha foi num encontro realizado na Comunidade Católica do Bairro Canabarro. Havia um corpo de jurados e tivemos que disputar, com outros 12 casais, quem melhor dançava a valsa. Fomos os escolhidos e isso foi motivo de grande orgulho. Representamos o município nos encontros e bailes, visitamos os outros grupos. Foi uma história muito bonita. Esta escolha no município havia iniciado um ano antes, em 2000.
E quais foram as conquistas seguintes?
Vera – Fui eleita Soberana da Melhor Idade de Teutônia, em 2009, no concurso realizado em Linha Clara. No mesmo ano, fui escolhida como Miss Simpatia do Vale do Taquari, em Cruzeiro do Sul. Eram 9 candidatas, de todo o Vale. Como eu estava representando Teutônia, diversos grupos daqui foram participar e torceram muito para que eu vencesse. Foi muito emocionante. Me sinto muito feliz e orgulhosa por ter representado o município nesses eventos.
Naquela época, muitos grupos foram criados aqui no município?
Vera – Sim. Tínhamos 15 grupos. Hoje são cerca de 13 e tem o grupo que foi formado a partir do Lar de Idosos Opa Haus, que é uma entidade muito importante para o município, porque abriga muitos idosos e presta cuidados essenciais para o bem-estar deles.
Como a senhora classifica a participação dos idosos nos grupos da chamada Melhor Idade?
Vera – É muito importante, pois é uma forma de integração e de cultivo das amizades. O grupo aqui de Linha Germano iniciou com 29 associados. Chegamos a cerca de 300 sócios e hoje temos aproximadamente 120 participantes. São 29 anos de existência e estamos muito contentes com nosso grupo. Nossas reuniões ocorrem sempre na terceira quinta-feira do mês. Os aniversariantes do mês contribuem com R$ 70,00 e daí todos têm almoço gratuito nas reuniões mensais. É um caixa extra para custear as despesas dessa confraternização.
A senhora tem outra atividade que gosta de praticar?
Vera – Gosto de jogar cartas. Sempre temos companhia aqui na comunidade. Em diferentes dias da semana, conseguimos reunir algumas pessoas para essa diversão. Também seguimos trabalhando na terra, plantando aipim, frutíferas e até mesmo flores. Mas isso é mais um passa tempo mesmo, pois o trabalho na agricultura já abandonamos há alguns anos.